Dormir bem é mais do que apenas uma prática prazerosa, é uma necessidade para a manutenção de uma boa saúde física e mental. No entanto, muitas pessoas enfrentam dificuldades para ter uma noite de sono realmente reparadora. Se você é uma delas, estas 5 dicas vão te ajudar a transformar o seu sono em uma prioridade e melhorar a sua qualidade de vida:
Antes de tudo, é preciso entender a relevância do sono. Durante o sono, o nosso corpo realiza funções vitais, como a consolidação da memória, a regulação hormonal e a restauração do sistema imunológico. Portanto, uma noite de sono ruim ou insuficiente pode resultar em um desequilíbrio no funcionamento do organismo, levando a problemas como estresse, ansiedade, obesidade e até mesmo doenças cardíacas.
➤ LEIA MAIS: Autossabotagem: 8 coisas que você deveria parar de fazer hoje mesmo
Estabelecer uma rotina de sono é o primeiro passo para dormir bem. Isso significa ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias, inclusive nos finais de semana. Quando temos uma rotina, nosso “relógio biológico” se ajusta e promove uma sensação de alerta durante o dia e de sonolência à noite. Tente estabelecer uma rotina que lhe permita pelo menos 7 a 9 horas de sono, que é a quantidade recomendada para adultos pela National Sleep Foundation.
O ambiente onde você dorme também pode ter um impacto significativo na qualidade do seu sono. Um quarto escuro, silencioso, limpo e fresco tende a favorecer o sono. Invista em cortinas blackout, protetores de ouvido ou um ventilador/climatizador de ar para criar o ambiente perfeito.
O que comemos e a atividade física que realizamos também influenciam o nosso sono. Tente evitar refeições pesadas e estimulantes como cafeína e álcool nas horas que antecedem o sono. Quanto aos exercícios, eles são ótimos aliados para promover um sono de qualidade, mas evite realizá-los muito perto da hora de dormir, já que podem te deixar demasiadamente energizado.
➤ LEIA MAIS: 4 hábitos para se tornar uma pessoa mais paciente
A luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos pode interferir no seu ritmo circadiano e dificultar o sono. Portanto, tente evitar o uso de smartphones, tablets, computadores e TVs pelo menos uma hora antes de dormir. Hoje em dia, os smartphones até possuem uma função de deixar a tela mais amarelada à noite. Mas ainda assim, é melhor ler um livro de papel do que ficar na frente de uma tela brilhante.
Transformar o sono em uma prioridade é essencial para uma vida saudável e produtiva. Entender a importância do sono, estabelecer uma rotina, melhorar o ambiente de sono, cuidar da alimentação e exercícios e evitar eletrônicos antes de dormir são práticas que podem te ajudar a dormir bem. Lembre-se, o sono é um pilar fundamental para a nossa saúde, portanto, dê a ele a importância que merece.
➤ Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias semelhantes em destaque no site do El Hombre.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais