É bem provével que todos já tenham escutado alguma coisa sobre fazer rodízio de pneus no carro, certo? Agora, vocês sabem o que isso realmente significa, quais os benefícios e quando ele deve ser feito?
Se não, já está mais do que na hora de saber, meus amigos. O rodízio nada mais é do que a troca de posição dos pneus do carro nos eixos. Ou seja, colocar os de trás na frente e vice-versa.
Quando realizadas de forma correta e nos intervalos de tempo recomendados, prolonga a vida útil do pneu e mantém o desgaste entre eles igual, o que é importante para manter a aderência.
O indicado é que o rodízio aconteça entre 5 e 10 mil km rodados, mas cada montadora ou fabricante tem uma quilometragem ideal para isso. Vale a pena conferir no manual do proprietário para não se enganar. Depois de realizar o rodízio, também deve-se fazer alinhamento e balanceamento do carro.
O rodízio serve para igualar o desgaste natural dos pneus e não para corrigir desgastes desformes causadas por falta de alinhamento ou calibragem incorreta. Sendo assim ele deve ser lembrado como uma ação preventiva e não corretiva.
Para garantir que isso não aconteça, cheque a calibragem do seu carro de 15 em 15 dias e lembre-se de conferir o alinhamento em todas as revisões ou no máximo a cada 10 mil km.
Quando o carro não está alinhado, o pneu terá um desgaste maior em um dos lados da banda de rodagem. A calibragem também é fundamental. Com pouca pressão o desgaste nas bordas acontece com mais rapidez e se a pressão estiver acima do recomendado o meio da banda de rodagem irá desgastar primeiro.
Se este for o seu caso, não adianta o rodízio, pois ele não faz milagre: recomenda-se comprar um novo conjunto de pneus.
O bom de tudo isso é que, indiretamente, praticar o rodízo ajuda você a economizar gasolina. Isso porque carros desalinhados ou com pneus descalibrados exigem mais esforço do motor e consequentemente mais combustível.
Agora vocês devem estar pensando: existe alguma regra para isso? Existe, sim, e elas são diferentes para cada tipo de tração.
Em carros com tração dianteira, as rodas da frente sofrem desgaste maior, pois têm função de acelerar, frear e fazer curvas. Por isso o rodízio mais comum é simplesmente substituí-las pelas rodas traseiras, sem trocar os lados.
No caso de tração traseira, os pneus dianteiros vão para trás de froma cruzada e os traseiros vão para frente sem trocar os lados.
Por fim o véiculos com tração nas quatro rodas devem fazer as trocas em forma de “X”, sendo dianteiro esquerdo com traseiro direito e dianteiro direito com traseiro esquerdo.
Mas como você não vai fazer essa troca em casa, é aconselhavel procurar uma empresa especializada.
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