Você é desorganizado com seu dinheiro? Você sente que existe uma furo no seu bolso e, não interessa o quanto se esforça, nunca sobre 1 real no final do mês? Você adoraria economizar algum dinheiro e fazer uma poupança, mas até hoje nunca conseguiu colocar o plano em prática?
Então está no lugar certo, porque fizemos este texto pensando em você mesmo.
Existem várias metodologias de como economizar dinheiro. Elas são excelentes. Só têm um problema: a complexidade. Para alguém mais controlado e disciplinado, funcionam que é uma beleza. Mas para a turma mais desorganizada, não ajudam muito.
Por isso fomos pesquisar algum método mais simples e básico, que poderia trazer um pouco de esperança para quem está mergulhado na anarquia financeira.
E não é que o encontramos? Foi num livro chamado “Pai Rico, Pai Pobre”, um clássico das finanças pessoais. (Inclusive já escrevemos um texto aqui no El Hombre sobre ele.) Um dos mantras que o autor ensina diz o seguinte: “Pague-se primeiro, não por último.” Oi? Como assim? É bem mais simples do que parece.
Em vez de pagar suas contas e, depois, guardar o restante, a ideia é fazer o inverso. Primeiro você retira uma porcentagem da sua renda para guardar (de 10% a 20%) e aí vive dentro dos limites do restante.
Deu para entender a mudança de mindset? Primeiro você economiza, depois você gasta. Isso vai obrigá-lo automaticamente a reduzir seus gastos, porque seu orçamento vai diminuir.
Enquanto isso, o seu cofrinho estará crescendo mais a cada dia, garantindo sua tranquilidade a longo prazo. Quem diria que uma estratégia tão simples poderia ser tão eficaz, né?