Você provavelmente já tem seu armário cápsula impecavelmente criado, já até mesmo deve ter explorado algumas peças adicionais. Investiu num conjunto de pulseiras, um relógio bacana que combina com o cinto e que também combina com a sua novíssima bota chelsea. Você até mesmo investiu em alguns produtos para o cabelo e para a pele. Você agora tem um guarda roupas construído de forma meticulosa, estudada, e se prepara para o próximo passo.
O que falta nesse meu armário?
Um perfume!
Brasileiro ama perfumaria. Somos um dos maiores consumidores de perfumaria mundial. Gostamos de perfumes de todos os tipos: baratos, nacionais, caros, importados, de nicho e até mesmo os contratipos. Mas o sinal de status acaba caindo sempre para as fragrâncias de grife, os famosos importados. Perfumes com alguma marca prestigiada, como Ralph Lauren, Chanel, Carolina Herrera, Armani e Dior, para citar apenas algumas…
A disponibilidade é vasta e a variedade é imensa, e investir num perfume importado é algo que requer um pouco de cuidado. Afinal de contas, perfumaria é item caro. No caso dos importados, artigo de luxo. Ainda que nós gostamos e consumimos muito dos mesmos, o conhecimento a respeito deles ainda é muito superficial. Mesmo quem os vende no varejo — com treinamento fornecido pelas lojas — conhece muito pouco, e acaba focando exclusivamente no necessário para as vendas.
Mas você sabia que, assim como as peças de roupas, os perfumes possuem ocasiões específicas de uso? Pois é. Pouco se fala disso. As fragrâncias geralmente acompanham algum propósito ou até mesmo um estado de espírito.
Os perfumes podem ser usados não só como um complemento para a sua roupa, ou seu estilo, como também podem ser uma forma de expressão. É quase como passar uma mensagem subliminar através do olfato. E para tal, é importante saber a finalidade das fragrâncias, pelo menos de uma forma geral, que permita aprofundar-mos posteriormente.
E qual deveria ser o meu primeiro perfume importado?
Não podemos bater o martelo diretamente em uma fragrância específica, por isso falaremos de algo mais abstrato, que abrange uma boa quantidade de perfumes, e permita que você tome a decisão final. É primordial que você escolha uma fragrância que te agrade, e que seja significativa para você. Especialmente se for o seu único perfume, o que fará com que as pessoas o reconheçam por esse cheiro.
Em qual ocasião utilizarei mais o perfume?
Você pensa em ter uma fragrância mais barata, para usar várias vezes, em diversas ocasiões, enquanto reserva um perfume importado para as ocasiões especiais? Esse é o primeiro questionamento que devemos fazer antes de investir em um perfume.
Mais ou menos como fazemos com as nossas roupas, em um ambiente de trabalho, existe um dress code que deve ser respeitado, e a perfumaria pode seguir a mesma linha. Usar uma fragrância muito doce e forte no escritório, pode incomodar os seus companheiros de trabalho, além de ser um ato um tanto quanto rude. Seria o equivalente a ir de chinelo e bermuda trabalhar. Assim como uma fragrância muito discreta numa balada equivaleria a usar um terno e gravata dentro da festa.
Portanto, se você quer desfrutar melhor da sua fragrância, escolha uma que você usará de acordo com a sua necessidade.
Perfume para o trabalho
Para um ambiente de trabalho, é melhor usar uma fragrância mais discreta, que tenha um cheiro mais cítrico, fresco, limpo, algo que lembre roupas lavadas, limão e outros cítricos, madeiras leves ou perfumes aquáticos.
A quantidade de fragrâncias que seguem essa proposta são infinitas, e hoje em dia são as mais comuns, como por exemplo: Y de Yves Saint Laurent, Versace Pour Homme, Acqua di Giò (e todos de sua linha) de Giorgio Armani, Polo Blue de Ralph Lauren, CK One de Calvin Klein, Bvlgari Acqua, Dior Homme de Dior e Prada L’Homme.
Todos esses perfumes caem muito bem para um ambiente de trabalho, faculdade e qualquer tipo de ocasião um pouco mais formal. São fragrâncias mais sóbrias, que transmitem uma sensação de segurança, maturidade e asseio. Por serem mais discretos, frescos e mais abertos, também são ótimas recomendações para se usar durante o nosso verão.
Perfume para ocasiões especiais
Caso você queira comprar o seu perfume importado para usar em ocasiões específicas, como bares, restaurantes, encontros ou mesmo baladas, o leque de oportunidades se abre para muitas outras opções. Aqui, é permitido inovar e ousar, e trazer mais traços da sua personalidade. O perfume para essas ocasiões, deve ser tratado como uma “arma secreta”, algo escolhido a dedo e que você usará exclusivamente nessas ocasiões, com a intenção de surpreender, e tornar a situação mais especial.
Perfumes mais doces, carregados, amadeirados densos e perfumes mais potentes são mais adequados. Ainda que com algumas ressalvas, porque usar uma fragrância muito potente num encontro, pode ser invasivo. O ideal aqui é usar também algo um pouco menos discreto que um perfume para ambiente de trabalho, mas mais ousado. Numa balada, ou barzinho, usar uma fragrância mais marcante é interessante, já que chamar atenção e destacar-se dos outros, é considerado adequado nessas situações.
ENCONTROS ROMÂNTICOS: Para encontros, perfumes um pouco menos adocicados, com baunilha, madeiras, incenso, são ótimos. Fragrâncias que caem muito bem para essas ocasiões, são: Bleu de Chanel (todos), Dior Homme Intense da Dior, Le Male Le Parfum de Jean Paul Gaultier, One Million Privè de Paco Rabanne, Versace Eros, Hugo Boss Bottled Intense, Noir de Tom Ford, Armani Code de Armani. Existem vários outros perfumes com a mesma proposta, mas esses exemplos são um norte para ajudar vocês a escolherem um que dialoga melhor com a sua personalidade.
FESTAS & BARES: Para bares e baladas, onde você quer ter mais atenção, quer um perfume que seja potente e chamativo, as opções são várias e divertidas: Ultra Male de Jean Paul Gaultier, Eros Eau de Parfum de Versace, Toy Boy de Moschino, One Million de Paco Rabanne, Invictus Victory de Paco Rabanne, 212 Vip Black e Bad Boy le Parfum de Carolina Herrera, Wanted by Night de Azzaro, Black Orchid de Tom Ford. Todos esses perfumes são bem chamativos, potentes, e a maioria deles, doces. A proposta deles é realmente de que as outras pessoas sintam o cheiro deles a uma boa distância e busquem a fonte desse cheiro.
Sendo assim, espero que essas dicas tenham dado a você, nosso caro leitor, uma boa ideia de como escolher melhor o seu primeiro perfume importado, ou o próximo perfume importado. O investimento é grande, mas o retorno é muito satisfatório. Ter uma fragrância sua, escolhida a dedo, receber elogios por ela, é uma experiência muito legal. E devemos sempre prezar pela harmonia do dress code com a ocasião, permitindo desfrutar da melhor forma possível do nosso precioso artigo de luxo.
LEITURAS RECOMENDADAS
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
- Top 5 perfumes masculinos mais elogiados pelas mulheres
- Terno, perfume e barba é o “trio de ouro” da sedução, diz pesquisa
- Como passar perfume corretamente: 6 passos para não errar
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.