Como evitar que interrupções sabotem seu trabalho

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Quem já não passou pela situação de programar de forma bem criteriosa seu dia de trabalho e ver frustrado, ao final, que sua agenda não se concretizou?

Um dos maiores culpados dessa decepção é a falta de habilidade em manejar o que chamo de “gestão das interrupções”. Em maior ou menor grau, todos nós recebemos contatos o dia inteiro.

Saber como lidar com cada um deles é a chave para evitar que o tempo escorra por entre nossos dedos e acabemos desperdiçando minutos preciosos com aquilo que não agrega. Os principais tipos de interrupções são:

1#Visitas informais

São aquelas pessoas que te abordam sem nenhum tipo de agendamento prévio. Em geral, pedem “um minutinho”, mas acabam lhe alugando por muito mais tempo. Naturalmente, não devemos ser grosseiros no trato social.

O antídoto é a comunicação assertiva. Vá direto ao ponto, seja objetivo em seu raciocínio, responda sucintamente o que lhe for perguntado e evite perguntas abertas como “conte-me sobre sua viagem…” ou ainda “como vai a saúde?”.

Caso a pessoa insista em continuar a conversar, não hesite em avisar que está precisando terminar uma tarefa importante e urgente.

2# Telefone

Quem nunca olhou para o identificador de chamadas do celular e decidiu não atender no momento, para retornar a chamada mais tarde? Essa é uma forma eficaz de preservar o tempo e não quebrar a sequência do trabalho.

Um bom método, caso sua empresa permita, é deixar alguém responsável por registrar recados vindos por telefone fixo ou móvel, deixando-lhe livre, temporariamente, desse encargo.

3# Emails e chats

Aqui a questão pode ser equacionada com autodisciplina. Primeiro, devemos desabilitar sinais sonoros de notificação, para evitar que eles roubem a concentração.

Além disso, é útil estabelecer pequenas paradas para verificação de emails ou períodos para ativar o bate papo, a fim de nos proteger da sensação terrível de perder a noção do tempo ao ficar conectado a contatos que não sejam prioritários.

4# Desorganização

Essa tem pouca relação com a tecnologia. Se você vai realizar um determinado trabalho, reúna toda a informação, material e equipamentos indispensáveis para não ter que parar para providenciar itens de urgência ou para procurar coisas “perdidas” na hora em que deveria estar produzindo.

Além de trazer stress, esse tipo de falha gera um desgaste perigoso na imagem do profissional, revelando despreparo e amadorismo.

Flávio Emílio Cavalcanti

Flávio Emílio Cavalcanti é professor universitário, consultor organizacional, administrador e mestre em Gestão de Recursos Humanos.

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