InícioAtitudeDesenvolvimento PessoalDica de leitura: "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", de Dale Carnegie

Dica de leitura: “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie

Se existe algo que atravessa gerações — e nunca fica ultrapassado — é a importância de ter uma boa comunicação. Isso traz inúmeros benefícios para os relacionamentos interpessoais, amorosos e profissionais. Por isso, estamos aqui hoje para falar sobre o livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, um clássico do tema, escrito por Dale Carnegie há mais de 80 anos. Isso mesmo, quase um século. Afinal, comunicar-se bem nunca sai de moda.

DO QUE SE TRATA O LIVRO?

dale carnegie

Parece simples, mas quem nunca suou frio ao conhecer alguém novo? O livro é um guia para aprender a se relacionar melhor com as pessoas. Apesar de ter sido escrito há mais de 80 anos, sua escrita permanece mais atual do que nunca. É um livro inovador, que virou referência no quesito relacionamentos, sejam eles profissionais ou pessoais.

O escritor Dale Carnegie ajudou incontáveis pessoas com os conselhos, métodos e ideias apresentadas em seu livro. E, pasmem, foram mais de 60 milhões de exemplares vendidos pelo mundo – sendo traduzido para mais de 38 idiomas. Pode-se dizer que é uma leitura obrigatória para qualquer profissional que queira desenvolver o poder de comunicação.

IDEIAS PRINCIPAIS DO LIVRO

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O livro oferece conselhos de como se tornar uma pessoa mais agradável, simpática e interessante. Desta maneira, você terá mais facilidade em construir relacionamentos positivos. Isso seria, na visão do autor, o segredo para ter sucesso na vida. Para ilustrar essa perspectiva, Dale Carnegie apresenta 30 princípios fundamentais. Ele dividiu as ideias em 4 partes:

➤ TÉCNICAS FUNDAMENTAIS EM LIDAR COM AS PESSOAS: O escritor começa de forma simples, ensinando a não criticar, não condenar e não ficar se queixando da vida. Além disso, você deve sempre ter diálogos honestos e verdadeiros. Assim, desperta na outra pessoa o desejo de se comunicar.

➤ SEIS FORMAS DE FAZER COM QUE GOSTEM DE VOCÊ: Convenhamos que agradar todo mundo ninguém consegue. Mas, sim, existem maneiras de ser o mais abrangente possível. Um dos passos essenciais é sempre lembrar o nome da pessoa, isso a faz se sentir valorizada. Além disso, esteja interessado em conhecer a sua história e seja um bom ouvinte. Lembrando-se, claro, de sorrir com generosidade. Por fim, algo de extrema importância é falar sobre assuntos do interesse da outra pessoa, fazendo com que ela se sinta importante.

➤ DOZE FORMAS DE ATRAIR PESSOAS À SUA FORMA DE PENSAR: Quando você quer defender uma ideia, Dale Carnegie deixa claro que você jamais deve dizer “você está errado” como argumento. Mostre sempre respeito. De forma amigável, faça perguntas, fazendo com que a pessoa participe do diálogo. Você deve entender o ponto de vista de quem está se comunicando. O ideal é que ambos compreendam as ideias ali discutidas. Com isso, a comunicação certamente fluirá de forma respeitosa — e produtiva.

SEJA UM LÍDER – COMO MUDAR PESSOAS SEM CAUSAR OFENSA OU RESSENTIMENTO: Hoje em dia é comum estar insatisfeito com o trabalho. Boa parte disso é a relação chefe x colaborador. Muitas vezes, a comunicação é inexistente ou feita de forma errada. Por isso, Dale Carnegie dá dicas valiosas. Por exemplo, ao chamar atenção de alguém por algo errado, fale de seus próprios erros antes de criticar a pessoa. Isso fará com que ela não se sinta ameaçada. Também faça do erro algo fácil de corrigir, dando coragem para chegar à melhoria. E claro, se você quer ser um bom líder, ajude a pessoa a sentir feliz naquilo que ela está fazendo.

QUEM É O AUTOR DE “COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS”?

dale carnegie

O americano Dale Carnagie, escritor do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, nasceu em 1888 e faleceu em 1955. Teve uma infância pobre e trabalhou como agricultor na fazenda de seus pais. Mas sua paixão por livros, estudos e oratória abriu muitas portas a ele. Carnagie trabalhou como vendedor em diversas áreas na juventude.

Depois de se mudar para Nova York, começou a ministrar em 1926 um curso prático para homens de negócios. A partir disso, virou um dos maiores palestrantes e consultores dos EUA nas áreas de vendas, relacionamentos, oratória e desenvolvimento pessoal.

Um fato interessante sobre o livro é que Dale Carnegie escreveu o texto para ser uma apostila do seu curso. Mas, com o sucesso, a apostila se tornou livro em 1936, sendo ele o mais vendido na época. Além de “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, o escritor tem uma vasta lista de obras que valem a leitura:

  • “Como evitar preocupações e começar a viver”
  • “Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios
  • “Como desfrutar da sua vida e do seu trabalho”
  • “O líder em você”
  • “Como venceram os grandes homens

AS PERSONALIDADES QUE DALE CARNEGIE SE INSPIROU PARA ESCREVER O LIVRO

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Dale Carnegie colocou suas próprias experiências no livro, além de contar relatos verídicos dos participantes dos treinamentos que dava. Além disso, ele menciona experiências vividas por pessoas ilustres da época, como Abraham Lincoln (16º presidente dos Estados Unidos), Winston Churchill (Primeiro-Ministro do Reino Unido), Henry Ford (fundador da Ford Motors), John D. Rockefeller (fundador da companhia de petróleo Oil Company) e Eleanor Roosevelt (Primeira-Dama dos Estados Unidos), entre outros. Ele usa essas personalidades para mostrar exemplos de liderança e de como dominar a arte de se relacionar.

PARA QUEM É INDICADO O LIVRO?

É um livro indicado para todos. Com uma leitura de fácil entendimento, pode ser de grande ajuda para pessoas que buscam liderança ou até mesmo para se comunicar melhor no dia a dia. Dale Carnegie mostra, de maneira didática, como conquistar a confiança e o respeito das pessoas, o que tem um poder extraordinário em nossas vidas. O diálogo é a janela da nossa alma, por isso é fundamental usar de forma correta, para alcançar sucesso e construir relações duradouras ao longo dos anos.

Erik Wallker
Erik Wallker
É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.