Deixar a barba crescer é fácil. Praticamente qualquer homem consegue fazer isso. Agora, deixar uma barba estilosa crescer é outra história, porque se você não cuidar bem dos fios, vai ficar parecendo o Tom Hanks em “O Náufrago”.
No caso dele é compreensível, claro. Perdido numa ilhada isolada, no meio do Pacífico, o pobre homem não tinha uma mísera lâmina ou um pouco de balm de barba para ajudá-lo no grooming. Mas para você, caro leitor, que com meia dúzia de cliques no smartphone consegue encomendar qualquer produto que quiser, não tem desculpa.
Bom, até hoje tinha desculpa, vai. Porque a gente ainda não tinha preparado esse tutorial do El Hombre sobre como fazer o contorno da sua barba para deixá-la com um aspecto profissional. Mas agora, com essas dicas em mãos, basta criar vergonha na cara (literalmente) e domar os seus fios.
Nossa sugestão é usar o The Razor, da Dr. Jones, que tem 6 lâminas de aço inoxidável e fita lubrificante com aloe, vitaminas e óleo de argan, para acalmar a pele. Além disso, ele vem com um trimmer no verso para ajudar a tirar os fios em lugares de difícil acesso. Outra vantagem do The Razor é que ele possui um cabo ergonômico de metal emborrachado, para dar mais firmeza à mão.
Sim, o nosso ritual começa com um banho quentinho, porque o calor da água ajuda a abrir os poros do rosto e, também, a amolecer os fios. Resultado? A lâmina vai deslizar com mais facilidade na sua pele.
Fazer o contorno da barba não é uma ciência exata; existem várias maneiras de estilizar a sua barba. Ainda assim, uma recomendação básica é não deixar os fios avançarem muito (i) na maçã do rosto e (ii) no pescoço. Então você deve imaginar uma linha reta em cada região, como no gráfico abaixo, e seguir para o próximo passo. A linha da bochecha você pode traçar cerca de um dedo acima do pomo-de-adão. Quanto à da bochecha, do lábio até o meio da orelha, mais ou menos.
Nada de espuma de barbear, porque ela vai limitar a sua visão. Utilize um balm transparente no lugar. (Sugerimos o The Shaving Solution, da Dr. Jones.) Aplique-o fazendo uma linha reta na bochecha e no pescoço, como você planejou no passo anterior.
Agora é hora da ação. Com o seu aparelho de barbear, vá raspando os fios em excesso na bochecha e no pescoço, onde você aplicou o balm. Sempre que houver acúmulo de fios na lâmina, enxágue-a para que ela possa deslizar suavemente de novo. Depois que você tirar a maior parte dos fios, faça o acabamento nos limites da barba.
Há alguns milhares de anos, o sábio grego Aristoteles já nos dizia que a virtude está no hábito. Para manter a sua barba sempre bonita e estilosa, o ideal é que você faça a manutenção do contorno dela toda semana. Depois das primeiras vezes, você certamente ficará mais hábil na tarefa, executando-a com mais agilidade e precisão a cada semana.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais