O currículo tem um papel muito importante quando estamos atrás de um emprego. Nele podemos destacar os nossos pontos fortes, além de apresentar o histórico educacional e as experiências de trabalho. Um bom currículo fará você se sobressair entre os candidatos e ficar mais perto de conquistar a vaga. Por isso, hoje reunimos algumas dicas de fazer o seu.
O mais importante do currículo é o conteúdo. Em outras palavras? As suas qualificações. Fazendo um paralelo com a publicidade, só dá para criar um anúncio eficaz se o produto for bom. Caso contrário, de nada adianta. Por isso o seu foco deve ser, antes de mais nada, desenvolver as suas competências.
Em qual área você gostaria de atuar? Reflita sobre isso e, depois, faça uma lista de atributos importantes para se destacar. Se você tiver um bom número deles, excelente. Caso contrário é necessário correr atrás. O mais importante é entrar em cursos relacionados ao assunto. O ideal é fazê-los pessoalmente. Mas se você estiver curto de grana, na internet dá para achar várias opções baratas e, às vezes, até de graça.
Ter experiência de atuação também ajuda. Ofereça freelas a preços camaradas para empresas do setor com o objetivo de aumentar sua vivência na área. Isso vai fortalecer seu currículo e facilitar na hora de conseguir uma vaga fixa. Depois que você desenvolver suas qualificações, é hora de saber vendê-las, o que vamos explicar a seguir.
O design do documento é essencial para facilitar a leitura. Se você jogar no Google “template de currículo” vai encontrar muitas opções bonitas, sendo a maioria para Word. Basta fazer a download e, depois, personalizar com as suas informações. Não tem segredo. Uma dica importante? Escolha um modelo minimalista e elegante, que passe uma imagem de profissionalismo. Nada muito exagerado.
Imagine o volume de currículos que o recrutador da empresa recebe toda semana? Por isso, você deve ser objetivo. Nada de frases e parágrafos longos, que causam desânimo só de olhar. Vá direto ao ponto com suas informações, de preferência usando tópicos e frases curtas. Não se esqueça de incluir no currículo os pontos abaixo:
Detalhes pessoais – Coloque sempre o seu nome, endereço, data de nascimento, celular e email.
Educação – Aqui você deve inserir a faculdade (caso tenha cursado) e todos os cursos que já fez.
Experiência – Relate a sua vivência profissional. E não apenas na área da vaga, mas em tudo que já fez. Use verbos como “organizei”, “produzi” e “criei” que demonstrar uma atitude proativa.
Habilidades – Fale sobre sua experiência com outras línguas e das competências que podem agregar à vaga, por exemplo domínio de programas de computador.
Interesses pessoais – Mantenha essa seção direta e curta, falando dos seus hobbies e interesses diversos. Dê preferência àqueles que demonstrem habilidades sociais. Evidências de liderança também são bem-vindas. Por exemplo, se você era capitão do time de futebol ou representante de sala, destaque isso. Você pode mencionar ainda experiências com trabalho voluntário, se tiver.
Uma pesquisa realizada em 2010 com vários recrutadores investigou quais era os principais erros que as pessoas cometiam em seus currículos. Veja a seguir e fique esperto para evitá-los:
Vamos fazer um resumo geral de tudo o que aprendemos, destacando os pontos de maior importância? Ao escrever e apresentar o seu currículo, certifique-se de que:
Um bom currículo não vai garantir que você consiga o emprego desejado, mas ele com certeza vai evidência-lo entre os candidatos e, provavelmente, te conseguirá uma entrevista com o recrutador. O que fazer aí? Ler as nossas dicas de como brilhar numa entrevista de emprego que reunimos em outro texto! Então você estará 100% preparado para conquistar a vaga.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais