Para interpretar o personagem principal do filme Sniper Americano, Bradley Cooper precisou modificar muito o seu físico. Foi uma daquelas transformações impressionantes que vemos os atores fazerem em pouco tempo. E ele teve que levar o seu preparo físico a algo semelhante ao que os Navy Seals possuem (grupo de elite da marinha americana), já que Chris Kyle, pessoa em que a história é baseada, trabalhava nessa equipe.
Bradley teve que ganhar mais de 20 quilos para fazer o papel – ele foi de 84 para 108 quilos. “Eu tinha que chegar a esse ponto para que fosse possível acreditar que eu era ele. Seu tamanho fazia parte de quem ele era. Ele não era trincado, era um urso”, comenta o ator nessa matéria da Men’s Health. Ele diz que teve apenas 10 semanas para chegar no físico ideal e desejou fazer isso com o menor dano possível ao seu corpo.
Essa é uma afirmação interessante. Em muitos filmes vemos transformações assombrosas e astros exibindo físicos incríveis em tempos recordes. Não estou dizendo que esse é o caso, mas a base de muitos esteroides, treinos insanos, alimentação intensa e também jogo de luz, câmeras e pós edição, Cooper conseguiu o que era desejado.
E o artigo da revista americana descreveu o treinamento do ator para alcançar esse feito. Vamos dar uma olhada.
O TREINO DE BRADLEY COOPER PARA “SNIPER AMERICANO”
O treinador de Bradley, Jason Walsh, preparou um plano com uma frequência de trabalho de 2 treinos por dia.
O primeiro treinamento focou em movimentos multiarticulares (como agachamento e terra) e mais tensionais. Já o segundo focou em hipertrofia, com treinos mais metabólicos.
Isso faz pleno sentido e é eficaz para quem está em um momento de boa capacidade recuperativa e com uma alimentação hipercalórica (que era o caso de Cooper, como veremos mais adiante).
Apesar de não ficar claro se essa foi a estratégia, esse tipo de treinamento normalmente é realizado de 4 a 6 vezes por semana e, ou foi utilizada uma divisão de treinamento como superior e inferior, ou uma divisão para o corpo todo mas focada em movimentos específicos a cada treino.
Um ponto interessante adotado no planejamento foi o trabalho intenso com exercícios unilaterais. Essa opção foi adotada certamente para que o ator parecesse o mais natural possível com o novo físico. Isso porque muitos exercícios unilaterais ajudam a desenvolver não apenas a musculatura em foco, mas também as estruturas abdominais e lombares.
Um dos grandes responsáveis pelo progresso do ator foi a utilização do terra com uma barra hexagonal, iniciando o movimento de uma pequena plataforma que deixava o instrumentos a alguns centímetros do chão. Ele fazia 5 séries de 8 repetições com cerca de 180 quilos.
ALIMENTAÇÃO
Vindo de um filme em que tinha que estar bem mais magro (Serena), a dieta de Bradley sofreu uma mudança radical, indo para 5 mil calorias diárias. Nesse tipo de alimentação você é literalmente obrigado a comer.
Esse é um fator absolutamente essencial no processo de ganho de massa muscular. Eventualmente algumas pessoas não conseguem consumir a quantidade de calorias necessárias para esse fim e têm que investir em suplementos hipercalóricos para compensar. Esse foi o caso de Bradley Cooper e, segundo seu treinador, foi isso que o possibilitou de se recuperar e também progredir da forma que progrediu.
Cooper comenta na matéria como essa mudança física é impressionante e muda basicamente tudo: o modo como ele anda, o modo como se relaciona e outras coisas.
Logo após o final das filmagens o ator começou a retornar ao seu peso normal e afirmou que, apesar de ter gostado muito do papel, não pretende retornar a essa rotina de treinamento.
Considerando o treinamento de Bradley para o seu filme que está concorrendo ao Oscar, podemos tirar algumas conclusões úteis para a nossa rotina de trabalhos na academia:
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais