Todo mundo aqui no El Hombre está viciado no Cartola FC, o fantasy game do Brasileirão em que você escala seu time e pontua de acordo com o desempenho dos jogadores na rodada.
Se você gosta de futebol e ainda não joga, deveria começar agora mesmo. O bacana é criar uma liga e convidar seus amigos, para ver quem é o melhor técnico da turma. E o melhor de tudo? É de graça! Até tem uma opção paga, mas é praticamente igual. A grande diferença é que você pode participar de várias ligas ao mesmo tempo.
Ficou com vontade de jogar? Ou já está jogando, mas ainda não pegou o traquejo para pontuar bem, e toda rotada você fica entre os lanternas da sua liga? Relaxa, porque hoje vamos dar 8 dicas de como mitar no Cartola!
1# IDENTIFIQUE OS CONFRONTOS FÁCEIS DA RODADA
O primeiro passo é analisar os jogos da rodada, para identificar os confrontos mais fáceis. Por exemplo, o 3o do campeonato vai pegar o 17o? Essa é uma oportunidade boa de escalar seus jogadores, pois a chance de pontuarem alto é grande. Especialmente se o time jogar em casa, esse é um detalhe importante.
2# VEJA AS ESTATÍSTICAS DOS TIMES
A faculdade de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) tem um site voltado para estatísticas do Brasileirão. Entre as listas, você encontra os melhores/piores ataques e defesas do campeonato. Um time com ataque potente vai pegar outro com defesa ruim? Boa oportunidade de escalar seus atacantes. Uma defesa sólida vai encarar um ataque fraco? Pegue seus zagueiros.
3# CHEQUE OS JOGADORES MAIS ESCALADADOS DO CARTOLA
Há vários aplicativos para iOS e Android que mostram as parciais da rodada em tempo real, para você acompanhar como seu time está desempenhando em relação aos outros da sua liga. Em geral, esses apps também tem uma opção onde mostram os jogadores mais escalados da rodada pelos outros cartoleiros. Ao escalar seu time, vale a pena dar uma olhada nessa lista. Você pode pescar uma boa ideia que não tinha pensando antes.
4# FIQUE ESPERTO PARA GANHAR CARTOLETAS
Todo time começa a temporada com 100 cartoletas. Para aumentar seu patrimônio, você precisa escalar jogadores com potencial de valorização em relação à última rodada. Se ele pontuou 2,5 no jogo anterior e fizer 6 neste, por exemplo, vai valorizar bastante.
Em todas as posições do time, pesquisa atletas usando o filtro “piores na última rodada”. Se você identificar um jogador que (1) tem média alta, (2) pontuou baixo na partida anterior e (3) vai enfrentar um time fraco, é uma excelente aposta.
5# ESCALE OS MITOS PARA PONTUAR ALTO
Não tem segredo: os medalhões com média alta são as melhores apostas do Cartola. O problema? Eles custam caro. Então vai depender do seu patrimônio se você conseguirá escalá-los ou não. Mas busque inserir o máximo de medalhões possíveis no seu time, porque a chance de eles mitarem é alta.
Agora, tome cuidado. Se você estiver em dúvida entre 2 jogadores com média 10, ambos com partidas fáceis pela frente, cheque como eles foram na última rodada. Se o jogador “A” pontuou 14 e o jogador “B” fez apenas 5, aposte no segundo, porque aí ele tem potencial alto de valorizar e te render cartoletas. Basta superar os 5 pontos da partida anterior. Já o primeiro vai desvalorizar com qualquer pontuação inferior a 14, diminuindo seu patrimônio.
6# EQUILIBRE PONTOS E CARTOLETAS
Se você escalar pensando apenas na pontuação, o patrimônio do seu time vai diminuir a cada rodada. Aí você não terá mais capacidade de escalar os medalhões a partir de um certo momento, o que vai prejudicar muito os seus pontos.
Por outro lado, se você escalar pensando apenas nas cartoletas, vai ser o time mais rico entre os lanternas ao fim do campeonato. Por isso é essencial encontrar um ponto de equilíbrio na sua escalação. Alguns jogadores com potencial de valorizar, outros com potencial de mitar.
7# SEMPRE MUDE A ESCALAÇÃO PARA A NOVA RODADA
Nunca, jamais, em hipótese alguma repita a escalação da rodada anterior na partida seguinte. Assim você perde a oportunidade de escalar jogadores que terão confrontos fáceis, tipo jogar em casa contra um clube na zona de rebaixamento; e vai manter no time atletas com pedreiras pela frente, como um líder em seu estádio.
8# CONFIRA SEU TIME NO SÁBADO DE MANHÃ
Essa aqui é uma dica importantíssima. O mercado em geral fecha no sábado às 14:00. Depois disso, você não pode mais mexer na escalação, só após a rodada terminar. Acontece que, às vezes, um jogador pode se lesionar no treino da sexta-feira ou o técnico decidir poupar alguém para a rodada.
Quando você escala o sujeito – e isso acontece – aí deixa de pontuar naquela posição, criando uma grande desvantagem em relação aos seus adversários. Portanto não deixe de conferir seu time no sábado antes do almoço. O próprio Cartola avisa no aplicativo se algum jogador do seu time deixou de ser “provável” para virar “dúvida”. Basta substitui-lo neste caso.
PALAVRAS FINAIS
Seguindo esses conselhos matadores, as chances do seu time mitar são altas. E você, com certeza, em breve estará brigando na sua liga pela liderança. O melhor é que são dicas fáceis de fazer. Em questão de 20 ou 30 minutos por rodada, é possível seguir todos os passos. Não é nada que vai atrapalhar a sua rotina diária.