Por que a maioria das pessoas reclamam tanto das rotinas? Na verdade, quando reclamamos dela, não temos ideia de como a organização que nos é proporcionada faz com que tenhamos tempo livre para fazer diversas outras coisas, como aprender a cozinhar, praticar um esporte, ler um livro, etc.
Construir uma rotina alimentar pode te ajudar a mudar o seu comportamento alimentar, uma vez que promove disciplina, te mantém no foco e te ajuda a alcançar seu objetivo com mais facilidade. Por esse motivo, eu trouxe aqui 5 passos simples para você construir uma rotina alimentar poderosa:
O primeiro passo é ter um objetivo, portanto estabeleça um! Quando temos um objetivo definido, fica mais fácil criar estratégias para alcançá-lo.
O seu objetivo pode ser qualquer um: perda de peso, ganho de massa muscular, entre tantos outros. Se você ainda não tem um objetivo, comece pela reeducação alimentar.
Agora você precisa estabelecer as metas, essas devem respeitar a sua individualidade, seus limites e serem realistas. Introduza uma nova meta sempre que achar possível: pode ser todo dia, uma por semana ou a cada 15 dias. Lembrando que as metas precisam ser cumulativas.
Dentro de uma rotina, é importante estabelecermos horários. E é claro que na alimentação isso não é diferente.
Defina quantas refeições você fará por dia, quais serão essas refeições e em que horários elas acontecerão. Por exemplo: farei 5 refeições por dia (café da manhã – 07:00, lanche da manhã – 10:00, almoço – 13:00, lanche da tarde – 16:00 e jantar – 19:00). Organize as demais atividades do seu dia com base neste cronograma e tente segui-lo à risca.
O que comer em cada refeição? Para um consumo alimentar equilibrado, é importante consumir carboidratos, proteínas e gorduras nas refeições principais, além de vitaminas e minerais. Os lanches intermediários vão fornecer os mesmos nutrientes em quantidades complementares.
Consumir os mesmos alimentos todos os dias pode tornar a sua rotina alimentar entediante. Esse é um dos fatores que fazem as pessoas não persistirem na mudança de comportamento alimentar.
A recomendação mais adequada para fugir dessa armadilha é diversificar sua dieta. Para isso, você precisa ter um planejamento de quais alimentos comprar para um determinado período:
Comer coisas que você gosta e que te dão prazer não é falta de disciplina ou de força de vontade, desde que esse consumo esteja dentro de um contexto de equilíbrio.
Sendo assim, fazer grandes restrições mais atrapalham do que ajudam esse processo de mudança de hábitos, uma vez que as chances de conseguirmos manter esse padrão de consumo alimentar restrito é muito pequena.
Uma alimentação equilibrada não é uma alimentação ruim, restritiva e inflexível. Ela te impõe novos hábitos, mas garantindo inclusão daquilo que você gosta, flexibilidade e tudo aquilo que nutre corpo e alma nas quantidades adequadas.
Quando pensamos em alimentação saudável, um dos primeiros pontos a serem reestruturados é reduzir o consumo dos alimentos industrializados, como os congelados, embutidos, processados e os famosos fast foods. A maneira mais eficaz de fazermos isso é cozinhando e priorizando o alimento caseiro.
A rotina que vivenciamos na atualidade é de caos e falta de tempo, mas se você tiver uma rotina alimentar poderosa, vai considerar destinar uma parte do tempo para cozinhar. Para melhorar essa experiência, sempre que possível, cozinhe e desfrute dessa refeição em companhia.
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais