Negociar é uma arte que abre muitas portas em nossa vida — tanto no aspecto profissional, quanto pessoal. Dominar essa habilidade vai ajudá-lo a fechar bons negócios; a conquistar um salário mais alto; a economizar em suas compras; a maximizar as suas vendas; e assim por diante. Mas como negociar bem, se não tenho um talento natural para isso? No texto de hoje, reunimos 6 dicas práticas para ajudá-lo a conduzir uma negociação feito um profissional.
TÓPICOS | COMO NEGOCIAR
- Seja objetivo
- Ouça mais, fale menos
- Prepare-se com antecedência
- Tenha um plano “B”
- Demonstre autoconfiança
- Não encare como uma competição
1# SEJA OBJETIVO
Quanto mais objetivo for um negociador, maiores são as chances de alcançar o sucesso. Se você não souber com total clareza o que deseja, dificilmente fechará um bom negócio. Combine firmeza com flexibilidade na reunião. Chegue já sabendo quais pontos são essenciais para você — e quais você estaria disposto a rever caso seja necessário.
2# OUÇA MAIS, FALE MENOS
A melhor maneira de resolver conflitos é usando a audição. Estamos sempre tão ansiosos por falar que nos esquecemos de escutar. É comum irmos a uma negociação tendo em mente exclusivamente o que queremos dizer. No entanto, para alcançar um melhor resultado, ouça mais do que fala.
3# PREPARE-SE COM ANTECEDÊNCIA
Este é um dos maiores segredos de como negociar bem: ter conhecimento. Devemos fazer uma pesquisa grande sobre os assuntos que queremos abordar — e, também, sobre aquelas pessoas com as quais negociaremos. Quanto mais informações tivermos, mais fortes nos tornamos.
4# TENHA UM PLANO “B”
Quando dependemos muito de um certo resultado, diminuímos a nossa capacidade de dizer “não”. Esteja disposto a ir embora caso não consiga um acordo satisfatório. Quando não temos a opção de abandonar a negociação, estamos expostos à necessidade de cedermos às demandas do outro lado. Daí a importância de termos sempre um plano “B”.
5# DEMONSTRE AUTOCONFIANÇA
Os melhores negociadores são aqueles que jamais demonstram ansiedade, raiva ou cansaço. Mantenha-se sempre confiante e sereno, sem ceder às emoções, para não abalar seu pensamento lógico. Quando demonstramos nervosismo, passamos aos outros a impressão de que somos inseguros — e nessa hora perdemos muito força na negociação.
6# NÃO ENCARE COMO UMA COMPETIÇÃO
Esse não é um jogo a ser vencido ou perdido. A negociação ideal é aquela na qual ambos os lados acabam sentindo que receberam algo de valor. Não pense em uma negociação como se esta fosse sinônimo de competição. Esforce-se por enxergá-la como um esforço coletivo para se trazer satisfação àqueles que participam.
LEITURAS RECOMENDADAS
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também:
- A regra das 5 horas adotada por Bill Gates e grandes empreendedores
- Quais são os principais formatos de currículo (e qual é o o ideal pra você)
- 5 aplicativos de organização que podem te ajudar no dia a dia
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.