Todos aqueles que já jogaram uma partida sabem que o poker é muito mais do que um jogo comum. Esse verdadeiro esporte das cartas é uma modalidade intrigante que constantemente testa as habilidades analíticas, matemáticas e interpessoais de um indivíduo, além de desafiar suas próprias convicções.
Sendo assim, não é surpresa que o poker possa ajudar seus praticantes a desenvolver aptidões mentais e sociais. Esses benefícios têm sido colhidos por uma parcela cada vez maior de jogadores por todo o mundo.
Segundo a especialista em educação Ella Grimwade, a prática de esportes de maneira geral vai muito além de um empreendimento recreativo e eles possuem uma infinidade de vantagens quando se trata de incutir habilidades que serão essenciais na educação, emprego e vida cotidiana de qualquer pessoa.
Ainda de acordo com Grimwade, os esportes ensinam não apenas a importância da prática, ou seja, de repetir as mesmas tarefas várias vezes para melhorar, mas também a como ser resiliente, não desistir mesmo diante das adversidades e a aprender com os erros.
Nesse sentido, as modalidades individuais como o poker permitem aos seus praticantes desenvolverem uma série de habilidades mentais e sociais e, devido a seu simples acesso online em plataformas seguras, esse tradicional jogo de cartas é jogado por mais de 150 milhões de competidores, que estão espalhados em todo o mundo.
Mesmo com o primeiro passo para começar a jogar simplificado, por ser um jogo difícil de dominar, o 888poker é considerado uma operadora líder no Brasil e desenvolveu guias profissionais sobre como jogar e as regras do poker facilitam o início e, portanto, contribuem para torná-lo uma atividade perfeita para o desenvolvimento de habilidades mentais e sociais.
Essas competências vão desde pensamento analítico até como lidar com outras pessoas da melhor forma possível. Abaixo será possível saber um pouco mais sobre como o esporte das cartas desenvolve cada uma dessas perícias.
Conforme já foi dito anteriormente, antes de qualquer outra coisa, o poker é uma modalidade baseada em matemática. Em seu nível mais básico essa ciência aparece no número de fichas necessárias para pagar um small blind ou big blind, mas ela rapidamente cresce em complexidade quando se começa a pensar em termos de pot odds, que são as chances de uma determinada mão vencer ou não uma rodada.
Bons jogadores de poker sabem calcular quanto de equity possuem ao colocar seus oponentes em uma escala possível de mãos que incluem boas combinações e possíveis blefes e em seguida determinar quantas possíveis mãos vencedoras eles mesmos podem ter em relação a isso.
A explicação acima foi feita da forma mais simplificada possível, mas o leitor atento já pode perceber que o conhecimento matemático e de probabilidade são essenciais para conseguir uma vantagem expressiva no esporte das cartas.
Toda vez que uma pessoa precisa agir, pelo menos em princípio, ela sempre procura tomar a melhor decisão possível. O poker, assim como a vida e seus diversos desafios, é o que se chama de um sistema de informações incompletas, o que significa que sempre haverá incógnitas.
Devido a esse simples fato, o peso da lógica e de um bom gerenciamento de riscos na hora de tomar a escolha correta são enormes e o foco de um bom jogador sempre deve estar em realizar a ação que fará com que ele tenha mais fichas no longo prazo, mesmo quando isso significa desistir de uma determinada rodada.
Cada mão é uma história sob um conjunto diferente de circunstâncias e cabe ao jogador determinar se a melhor opção em uma rodada é apostar mais alto, manter o número de fichas ou até mesmo desistir.
Segundo Annie Duke, uma das mais bem-sucedidas jogadoras de poker da história e autora de diversos livros sobre o assunto, ao disputar partidas da modalidade uma pessoa aprende a abordar suas decisões de uma maneira probabilística, uma habilidade mental que melhora de forma significativa a capacidade de pensamento crítico e tomada de decisão de qualquer pessoa.
Além disso, Duke ainda afirma a importância sobre entender que um jogador nunca enfrentará a mesma situação em uma mesa, já que ainda que as cartas possam ter os mesmos valores, as pilhas de fichas, personalidades, números de jogadores e outras variáveis sempre tornarão cada situação única a sua própria maneira.
Sendo assim, uma pessoa que pretende desenvolver suas habilidades de pensamento crítico e se tornar uma melhor jogadora da modalidade sempre deve levar em conta essas variáveis para aprender a lição correta e tomar boas decisões, sempre com o objetivo de vencer a longo prazo.
Inclusive, isso também significa realizar pequenos ajustes na forma de jogar a cada rodada, de modo a otimizar suas decisões para maximizar os possíveis ganhos futuros e diminuir as possíveis perdas, algo sensato em qualquer área da vida.
Apesar de ser uma modalidade baseada em matemática, por ser um jogo de informações incompletas, o poker também pode proporcionar uma verdadeira montanha-russa de emoções e não é incomum sentir ansiedade, estresse e excitação em cada uma das rodadas.
Um bom jogador sabe que esses sentimentos fazem parte do jogo e no lugar de se deixar controlar por eles, aprende não apenas a escondê-los quando é necessário – é inclusive daí que teve origem o termo “poker face” – mas também a controlá-los.
A cada mão disputada o poker ajuda um jogador que está em constante evolução a aprender a avaliar seu controle emocional e utilizá-lo da melhor forma possível para alcançar um determinado resultado.
Seja não demonstrando uma boa mão ou dando sinais de que sua mão é melhor do que realmente é – o chamado “blefe” –, o esporte das cartas é uma ferramenta excepcional para ajudar no controle correto das emoções.
E se isso não fosse o suficiente, para utilizar ao máximo as ferramentas emocionais e sociais que têm a sua disposição, um bom competidor precisa saber ler e interpretar corretamente seus oponentes, de modo que a modalidade também auxilia de forma significativa no desenvolvimento da inteligência emocional.
Conforme demonstrado, o poker sem sombra de dúvidas é um dos melhores esportes para os interessados em desenvolver habilidades mentais e sociais, sendo recomendado para literalmente qualquer pessoa que tenha interesse no seu autodesenvolvimento.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais