Geralmente, líderes que utilizam um bom senso de humor no ambiente de trabalho tendem a ser mais eficazes do que aqueles sem senso de humor. Pesquisas demonstram claramente que líderes bem-humorados conseguem, sobretudo, criar um ambiente de trabalho acolhedor e confortável, melhorando o desempenho, a criatividade e a satisfação geral dos empregados.
No entanto, é crucial que o humor seja positivo e adequado à situação. Além disso, juntamente com todas as demais ferramentas de liderança, deve ser utilizado com parcimônia.
E o mais relevante, antes que nos esqueçamos totalmente: para que o humor seja eficaz, é necessário que seja positivo, em vez de negativo. O humor positivo pode se manifestar de duas formas. A primeira é o humor afiliativo, que envolve uma história engraçada ou uma brincadeira inteligente que se concentra em experiências compartilhadas. Por exemplo, um líder dizendo: “Vamos ver se conseguimos bater o recorde da reunião de equipe mais longa da história”. Já o humor sutilmente autoengrandecedor alveja a própria pessoa, mas de maneira benevolente. Por exemplo, um líder afirmando: “Vocês todos sabem como minha atenção aos detalhes é o meu pior defeito”.
O humor agressivo, que visa outras pessoas, é um tipo de humor negativo que líderes devem evitar. Diminuir os outros, mesmo que em tom de brincadeira, pode prejudicar a relação entre líder e liderados, impactando negativamente tanto o alvo quanto a equipe. Um líder também deve evitar o humor autodepreciativo, que foca nas próprias falhas e corre o risco de torná-lo alvo de desprezo. Depois que damos o primeiro passo para o desrespeito, como reclamarmos que não recebemos a consideração que nos é devida?
Diversas pesquisas sugerem que líderes que usam humor são vistos muito mais positivamente por seus seguidores, o que pode se traduzir, igualmente, em um melhor desempenho da equipe como um todo. Líderes com um bom senso de humor também foram avaliados como mais transformadores. Funcionários que respondem líderes bem-humorados tendem a estar mais satisfeitos com seus empregos e com a forma como as reuniões de equipe são conduzidas (Pham e Lynn, 2021).
Importante ressaltar que, se formas negativas de humor forem utilizadas ocasionalmente por líderes ou membros da equipe, isso tende a reduzir a satisfação dos trabalhadores. Novamente, são apenas as formas positivas de humor que se mostram eficazes.
Líderes bem-humorados que cultivam um ambiente de trabalho aberto e amigável, onde os funcionários se sentem livres para expressar suas ideias, assim como agir com naturalidade, têm membros de equipe mais criativos.
Funcionários que relataram que seus líderes usavam formas positivas de humor mostraram-se mais criativos e geraram mais soluções novas e inovadoras para problemas (Lehmann-Willenbrock e colegas, 2014). Esses mesmos funcionários também relataram que havia mais comunicação socioemocional positiva dentro da equipe de trabalho.
O texto tem como base tese de Carly Kirsch, estudante do Claremont McKenna College.
Esse texto foi publicado originalmente no site Psychology Today, por Ronald E. Riggio.
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