Decoração

Como organizar os cabos e fios da sua casa

Compartilhe

Apesar da tecnologia wireless estar cada vez mais presente em nossas vida, existem ainda muitos tipos de cabos que são indispensáveis no dia a dia. Carregadores, headphones, fontes de energia, HDMI… Eles estão por toda parte – e a realidade é que não damos a devida atenção para este fato. Largados à sorte e sem atenção, eles acabam muitas vezes causando bagunça no ambiente. Como podemos, então, organizá-los da melhor forma possível?

Identificando o problema

Como estão seus cabos e fios agora? Provavelmente estão criando um emaranhado na mesa, ou no chão, com várias tomadas ligadas em uma régua, ou pendurados em algum lugar. Essa não é a melhor forma de organizar a sua fiação, ainda que seja talvez a mais tradicional presente nos lares brasileiros. Antes de criar um projeto, é importante identificar o problema e a forma como você organiza, para depois elaborar uma estratégia de como organizá-los melhor.

Como começar a organizar

É possível arrumar a bagunça de imediato usando algumas soluções simples. Ao invés de deixar os cabos todos soltos, usar uma braçadeira plástica para mantê-los unidos já pode trazer um aspecto mais organizado e bonito ao ambiente. Aliás, alguns eletrônicos e acessórios possuem uma fita com feltro que é feita justamente para que você possa amarrar os cabos juntos.

Dicas básicas para iniciar sua organização

Se você tem cabos que ficarão no chão, é possível adquirir uma canaleta especial, que pode ficar oculta embaixo de um tapete ou, então, pode ficar visível num canto da parede. Os cabos passam por dentro dela, então eles ficam protegidos, enquanto a sua casa fica organizada. A canaleta é ideal para fios e cabos no chão, mas é possível usar até mesmo em cima de uma mesa.

É também possível também escondê-los em rodapés, o que tira um pouco da praticidade, mas torna tudo ainda mais elegante.

Na mesa, você consegue ocultar os cabos de várias formas. Uma das mais comuns é com prendedores ocultos embaixo ou atrás do móvel, pendurando os cabos ao longo do comprimento do mesmo. Eles ficam pendurados e têm acesso relativamente fácil, podendo ser retirados ou colocados a qualquer momento. Algumas pessoas preferem usar pregadores móveis, que permitem ainda mais versatilidade. Dependendo dos equipamentos, um feltro basta, e mesmo que eles fiquem à mostra, com um pouco de cuidado você os deixa fora do caminho e seguros.

Também é possível prender os fios na parede, com arranjos muito bonitos e criando uma customização mais avançada. Mas como muitos prendedores deste tipo são adesivos, não é recomendado colocar e remover os cabos o tempo todo, para não comprometer a parede. Então você precisará ter cabos e fios de reserva para levar por aí.

Seguindo essas dicas básicas, você não terá dificuldades em organizar os cabos e os fios da sua casa, deixando o ambiente mais bonito e agradável, tanto para você quanto para as visitas que você receber.

Danilo Mancini

Danilo Mancini, 31 anos, formado em Educação Física e Saúde pela Universidade de São Paulo. Apaixonado por arte, moda e perfumes. Possui um canal no YouTube dedicado a criar vídeos sobre perfumaria, com toques caricatos e irreverentes.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais