Como os exercícios isolados podem turbinar seu treino

Compartilhe

Existem situações em que realizar exercícios isolados (aqueles que focam uma única musculatura) antes dos movimentos multiarticulares (os que trabalham mais de um músculo) pode lhe ajudar a desenvolver novos ganhos. Tradicionalmente dizemos que os primeiros servem para complementar o treinamento e que os segundos são os que promovem os melhores resultados. Isso é verdade, mas é possível que uma eventual modificação nesse paradigma das academias seja benéfica em alguns casos.

1# ATIVAÇÃO DA MUSCULATURA ALVO

Quantas vezes você já não ouviu falar que o supino reto é o melhor movimento para desenvolver o peitoral? Mas existem pessoas que acabam por exercitar mais os ombros e os tríceps do que o próprio peito nesse movimento. Isso é causado por diversos fatores como, por exemplo, a ativação neural. E é nesse ponto que podemos trabalhar. Colocando movimentos isolados antes dos multiarticulares, você irá criar uma maior consciência corporal e terá mais facilidade para ativar a musculatura que quer enfatizar. Um exemplo é começar um treinamento de peitoral com crucifixo em vez de supino. Dessa forma, quando você for fazer supino o peitoral vai estar ligeiramente fadigado e isso dará maior consciência da contração dessa musculatura durante esse segundo movimento.

2# COMPENSAÇÃO DE MÚSCULOS

Suponhamos que você treine peito e ombro no mesmo dia e tenha um desenvolvimento de peitoral muito grande, mas, em compensação, precisa melhorar o trabalho nos ombros. Nesse caso, é possível iniciar seu treinamento pelos ombros para enfatizar essa musculatura. Dessa forma, você terá mais energia e mais força nos movimentos de ombro (obviamente que os movimentos de peitoral terão suas cargas diminuídas). Se esse não é seu caso, você pode aplicar o exemplo com outras musculaturas.

3# TROCA DE ESTÍMULOS

Após muitos anos de treino seu corpo precisa de novos desafios — e um deles pode ser a troca de sua rotina de malhação. Inverter a ordem dos exercícios pode lhe gerar novos ganhos. Para obter resultados é importante não fazer isso de maneira totalmente aleatória, mas sim com planejamento e controle. É relevante sempre avaliar o que está dando certo ou errado no seu treinamento. Esperar resultados diferentes dos exercícios na mesma ordem e estímulo é loucura. Portanto, procure ajustar constantemente sua rotina de malhação de acordo com seu desenvolvimento individual.

Ter consciência corporal ajuda nos treinamentos

Ricardo Wesley

O educador físico Ricardo Wesley trabalha há 10 anos com treinamento físico. Ele é especialista em Fisiologia do Exercício; tem MBA em Gestão & Estratégia Empresarial; é mestre em Ciências da Reabilitação e doutorando em Imunologia.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais