Como parecer mais forte focando no trabalho de ombro e abdômen

Compartilhe

A maioria das pessoas procuram a musculação com a intenção de melhorar a aparência física. Geralmente busca-se ganhar massa muscular e perder gordura – simultaneamente.

No entanto, não é preciso ter um volume absurdo de massa muscular e um nível baixíssimo de gordura corporal para alcançar um visual definido com aparência mais forte. Esse resultado estético muitas vezes não representa a realidade. Ou seja, um cara que parece forte nem sempre o é, pois no fator visual conta muito o aspecto da ilusão.

Se você quer parecer mais forte, há dois fatores principais que deve considerar primordialmente:

— GORDURA —

No quesito aparência, é sua porcentagem de gordura que vai ditar o quão definido você está. Não importa qual seja o seu treinamento – se você estiver com mais de 12% de gordura corporal seu abdômen não ficará visível. Portanto, um de seus objetivos a médio-longo prazo tem que ser diminuir o nível de gordura corporal.

É plenamente possível mantê-la entre 8-12% o ano todo. Não existe a necessidade de fazer um “off season” (período em que foca-se 100% no ganho de massa muscular e ocorre, eventualmente, um acúmulo maior de gordura). Você pode fazer pequenos períodos de ganhos de massa magra e outros curtos períodos de perda de gordura (3-6 meses).

Quem tem pouca gordura corporal pode até ser menos musculoso do que uma pessoa com porcentagem maior de gordura – mas vai parecer mais forte.

— DISTRIBUIÇÃO MUSCULAR —

Algumas musculaturas tem a capacidade de lhe dar um aspecto de estar maior. Basicamente, o que dá a ilusão de uma pessoa estar mais musculosa é a relação ombros/cintura.

Como já trabalhamos em diminuir a circunferência da cintura no tópico anterior (“gordura”), precisamos então falar agora sobre como aumentar a dimensão dos ombros.

Se você não nasceu com uma estrutura óssea favorável terá que trabalhar muito. O método mais efetivo para criar essa ilusão é investir em movimentos que trabalhem intensivamente a porção lateral do ombro, e também exercitem a musculatura das costas. Isso tornará mais notável o formato em “V” do físico.

Outro local que deve ser treinado para favorecer essa ilusão é o “core” (região abdominal). No entanto, não deve-se focar excessivamente os oblíquos para não aumentar a aparência de “bloco” – principalmente quem tem o tronco pequeno e essa aparência já é predominante.

Malhar ombro e costas ajuda para esse fim

Treinamento

Vou sugerir uma sequência de trabalho de ombros e abdômen que auxiliarão no sentido de alcançar os objetivos expostos no texto. Esse não é um treino completo, portanto. Lembre-se de ajustar essas dicas à sua rotina de treinamento geral.

O trabalho de ombros será desenvolvido para provocar um estímulo mais metabólico. Por isso não será necessário grandes cargas.

Ombros

Abdômen

Apesar de simples, essa estratégia oferecerá um estímulo forte e completo para ambas as musculaturas e que vai atender aos nossos objetivos.

Adapte esses exercícios à sua rotina de treino

Ricardo Wesley

O educador físico Ricardo Wesley trabalha há 10 anos com treinamento físico. Ele é especialista em Fisiologia do Exercício; tem MBA em Gestão & Estratégia Empresarial; é mestre em Ciências da Reabilitação e doutorando em Imunologia.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais