O treinamento não é só um monte de exercícios agrupados aleatoriamente em séries e repetições. É um conjunto de treinos que deve ser estruturado de maneira com que você se condicione.
Para isso, é preciso alterar períodos de rotinas mais pesadas com rotinas mais leves, assim seu corpo consegue se recuperar e evoluir.
Mas, muitas vezes por falta de conhecimento, esse é um aspecto que geralmente é deixado de lado e o planejamento acaba sendo feito de forma inadequada, sempre com treinos muito puxados, já que costuma-se pensar que treinos leves são ineficientes. E isso é extremamente prejudicial aos resultados.
Treinar pesado o tempo todo leva a lesões e a falta de progresso, e lesões e falta de progresso desmotivam as pessoas que acabam parando de se exercitar.
No gráfico abaixo você pode ver a relação entre os resultados de um treino com periodização (azul) e de um treino sem periodização (vermelho).
Se seus resultados estão estagnados em todos os sentidos, algo está errado. O objetivo é sempre progredir.
Ok, mas como planejar?
Essa é uma questão muito complexa. Existem diversos tipos de periodização e é preciso muitos anos para dominar todos eles e saber qual o melhor para cada caso.
Mas vamos fazer uma demonstração de um tipo de periodização simples. Para isso dividiremos o treinamento em 4 etapas/semanas, focando em hipertrofia:
E então inicia-se outro ciclo.
Esse exemplo de periodização linear de 4 semanas pode variar também em relação a outros fatores:
Repetições (sempre com a mesma carga)
Descanso (sempre com a mesma carga e repetição)
Outras variáveis também podem entrar na periodização.
Isso proporcionará uma adaptação mais rápida, maior segurança no processo, tempos de recuperação adequados (essencial para resultados positivos) e bom condicionamento físico o ano todo. Afinal, você não quer ter o abdome trincado ou as pernas torneadas por somente duas semanas no ano – você quer no ano inteiro.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais