O presidente norte-americano Barack Obama comemorou mais um aniversário agora em agosto, completando 53 anos de idade.
Para comemorar a data, o pessoal da Casa Branca resolveu reunir em uma publicação, no site do governo, algumas das melhores imagens de seus momentos descontraídos.
Bom, mas nós aqui do El Hombre resolvemos celebrar o aniversário desta figura internacional de outra forma: relembrando as receitas das cervejas artesanais produzidas pelo próprio presidente Obama.
Tá ai um legado incontestável para todos. À época de sua reeleição, em 2012, o político cedeu à pressão popular e acabou liberando a receita de duas de suas cervejas artesanais: a White House Honey Ale e a White House Honey Porter.
O único item exclusivo utilizado por ele nessas cervejas é o mel produzido por abelhas encontradas nos fundos da casa Branca – mas que pode ser substituído por algum de outra marca.
Quer preparar essas bebidas em casa? É claro que se você tiver os equipamentos ideias para o preparo o resultado será melhor. Mas provavelmente o único utensílio que você terá que comprar é o balde fermentador. Fora isso, você terá que ter paciência, pois o processo é trabalhoso. Mas para quem gosta de uma cervejinha…
Confere aí como fazer:
White House Honey Ale
Ingredientes
- 1,5kg de extrato de malte claro
- 450g de extrato de malte seco
- 370g de malte Crystal âmbar
- 250g malte Biscuit
- 450g de mel
- 50 g de lúpulo Kent Goldings
- 50 g granulados Fuggles
- 2 colheres de chá de gesso cervejeiro
- 1 pacote de fermento seco Windsor
- ¾ xícara de açúcar de milho
Modo de preparo
1. Em uma panela, coloque os grãos em 5,6 litros de água estéril a 68 graus. Deixe ferver por meia hora e depois retire os grãos.
2. Adicione o extrato de malte e o extrato seco e deixe ferver.
3. Para o primeiro aroma, adicione o lúpulo Kent Goldings e o gesso. Deixe ferver por 45 minutos.
4. Para o segundo aroma, adicionar o Fuggles perto dos 45 minutos.
5. Adicione o mel e deixe ferver por mais 5 minutos.
6. Coloque 7,5 litros de água gelada no fermentador e adicione o mosto quente. Cubra com mais água para o total de 19 litros.
7. Deixe fermentar à temperatura ambiente cerca de 7 dias.
8. Passe para um fermentador secundário e deixe fermentar por mais 14 dias.
9. Para engarrafar, dissolva o açúcar de milho em 1 litro de água fervente por 15 minutos. Despeje a mistura em um balde de engarrafamento vazio. Despeje a cerveja do fermentador por cima. Distribua uniformemente o açúcar. Deixe descansar por duas a três semanas em temperatura ambiente.
White House Honey Porter
Ingredientes:
- 1,5kg de extrato de malte sem lúpulo
- 320g de malte Munick
- 450g de malte Crystal 20
- 168g de malte preto
- 84 g de malte chocolate
- 450g de mel
- 280g de lúpulo de amargor
- 20 g de lúpulo aromático Hallertaur
- 1 pacote de fermento seco Nottingham
- 3/4 xícara de açúcar de milho para o engarrafamento
Modo de preparo
1. Em uma panela, adicione os grãos a 2,2 litros de água a 75 graus. Misture bem e baixe a temperatura para 68 graus. Deixe a mistura no fogo por 45 minutos. Enquanto isso esquente 7,5 litros de água a 75 graus em uma panela grande. Coe a mistura e, depois, acrescente 7,5 litros de água quente. Descarte os grãos e leve a mistura para o fogo.
2. Adicione o extrato de malte e mel. Mexa bem.
3. Deixe ferver durante uma hora. Adicione metade do lúpulo de amargor na marca de 15 minutos, a outra metade deverá ser adicionada aos 30 minutos. Quando já estiver perto da marca de uma hora, acrescente o lúpulo aromático.
4. Separe e deixe descansar por 15 minutos.
5. Pegue 7,5 litros de água gelada e adicione o fermento seco. Depois, junte o mosto quente. Complete até chegar à marca de 19 litros. Colocar num banho de gelo para que a temperatura baixe para 23 graus. Deixe fermentar à temperatura ambiente de 3 a 4 dias.
6. Para engarrafar, faça uma mistura no fogão com uma xícara de água e ¾ de uma xícara de açúcar. Deixe ferver por 5 minutos. Despeje a mistura na cerveja fermentada, coloque o líquido em garrafas e deixe descansar por uma ou duas semanas a 23 graus.
*Se você quiser saber onde comprar os ingredientes, encontramos esse artigo do Henrik Boden que pode lhe dar uma direção.