Como ser um ouvinte melhor em 7 passos

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Quando usamos o termo “comunicativo” logo lembramos de pessoas falantes e expressivas. Mas comunicar envolve muitas outras nuances. Uma delas é a habilidade de escutar. Ao contrário do que possa parecer, usar a audição de forma ativa vai requerer uma boa dose de esforço e atenção para garantir que o diálogo flua com clareza e se  consiga chegar ao objetivo da boa comunicação, que é a transferência de significado.

Diferentemente do simples e involuntário ato de ouvir, quem escuta não fica inerte nem anestesiado diante do emissor da mensagem. Deve exercer a habilidade de interagir, garantindo que aquele contato seja eficaz e produtivo para todos que dele tomam parte. Que tal escutar cada vez mais ativamente? Se você aceita o desafio, veja as dicas a seguir:

  1. Não deixe de manter contato visual com seu interlocutor.
  2. Elimine distrações como ruídos, chamadas de celular, visitantes não programados ou notificações de mensagens.
  3. Caso seja um assunto muito complexo ou o volume de informações seja grande, não deixe de fazer pequenos registros escritos do que foi dito.
  4. Cuidado com a postura corporal. Procure ficar ereto, quando estiver de pé. Quando sentado, projete o tórax levemente para frente, demonstrando interesse.
  5. Acenos afirmativos com a cabeça têm o poder de transmitir aceitação e confiança para quem está diante de você. A mensagem implícita que eles passam é “prossiga, pois entendo e aceito o que você diz”.
  6. Quando necessário, faça intervenções para dar objetividade e guiar o diálogo para seu desfecho. Tenha cuidado para não interromper a pessoa de forma ríspida (lembra do Faustão?), demonstrando impaciência, ansiedade e desinteresse. Considero saudável fazer perguntas como: “e então, o que você sugere?”, “qual a consequência concreta disso?” ou ainda, “resumindo, qual foi o resultado?”.
  7. Ao final, procure filtrar os principais pontos da conversa e não tenha receio de parecer redundante ao repassar de forma sumária e didática cada um deles, a fim de garantir que tudo fique bem esclarecido.

Lembre-se que ser um bom comunicador, envolvera o desenvolvimento de habilidades de transmissão e decodificação de conteúdos. Portanto, deve-se dar atenção especial à escuta ativa e eficiente, tanto quanto falar em público ou comunicação assertiva.

Flávio Emílio Cavalcanti

Flávio Emílio Cavalcanti é professor universitário, consultor organizacional, administrador e mestre em Gestão de Recursos Humanos.

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