Quando usamos o termo “comunicativo” logo lembramos de pessoas falantes e expressivas. Mas comunicar envolve muitas outras nuances. Uma delas é a habilidade de escutar. Ao contrário do que possa parecer, usar a audição de forma ativa vai requerer uma boa dose de esforço e atenção para garantir que o diálogo flua com clareza e se consiga chegar ao objetivo da boa comunicação, que é a transferência de significado.
Diferentemente do simples e involuntário ato de ouvir, quem escuta não fica inerte nem anestesiado diante do emissor da mensagem. Deve exercer a habilidade de interagir, garantindo que aquele contato seja eficaz e produtivo para todos que dele tomam parte. Que tal escutar cada vez mais ativamente? Se você aceita o desafio, veja as dicas a seguir:
Lembre-se que ser um bom comunicador, envolvera o desenvolvimento de habilidades de transmissão e decodificação de conteúdos. Portanto, deve-se dar atenção especial à escuta ativa e eficiente, tanto quanto falar em público ou comunicação assertiva.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais