InícioLifestyleFitnessComo trabalhar o psicológico para não desmotivar nos treinos

Como trabalhar o psicológico para não desmotivar nos treinos

Quando ouvimos falar sobre treinamento de força, ganho de massa muscular e definição corporal, logo associamos esses resultados ao levantamento de pesos ou a alguma atividade que envolve força física.

Mas pouco nos atentamos a outra força tão importante em nosso cotidiano fitness que dita o êxito de nossas conquistas: a força de vontade – ou emocional.

Sabemos que as emoções são poderosas e exercem um grande impacto em nossas vidas, podendo interferir positiva ou negativamente em nossos objetivos almejados.

A diferença entre o impossível e o possível reside na determinação de um homem.

Tommy Lasorda

Aprender a gerir as emoções é uma competência que em muito nos capacita. Ajuda-nos a tomar melhores decisões, a adequarmo-nos rapidamente às circunstâncias e a lidar de forma eficaz com situações desafiadoras.

A força emocional não está naquele que não sofre, mas sim naquele indivíduo que tem a capacidade para lidar com as exigências da vida, mantendo o equilíbrio emocional, suportado pela força de vontade. Essa postura permite que ele se mantenha funcional, adaptado e adequado às demandas que aparecem.

Apesar das pressões por vezes serem esmagadoras e nossos alicerces estremecerem, cabe ao homem trabalhador, à mãe de três filhos, ao atleta consagrado, manter-se resistente, aplicando estratégias de autoregulação que lhe permitam recuperar o ânimo e seguir em frente.

A pessoa emocionalmente equilibrada não poupará esforços para encontrar soluções para as dificuldades que surjam, mantendo-se focada em recuperar o seu objetivo inicial.

E estamos cansados de ver pessoas que iniciam um plano de atividade física desistirem poucos meses depois em decorrência dos mais variados obstáculos.

Então separamos algumas dicas para você, leitor, colocar em prática a sua força emocional e não perder o foco em seus objetivos fitness.

treino-motivacao-5-el-hombre
Supere seus limites
  • DEFINA LIMITES E METAS

Identifique em si como quer sentir-se e o que é necessário para alcançar esses sentimentos. Para isso faça uma pesquisa, observando atentamente seus sentimentos e emoções no cotidiano.

A partir daí crie estratégias para caminhar em direção a seus objetivos.

Metas são organizadoras e nos permitem alegrar-nos com as conquistas ao longo do caminho. Por exemplo, se o objetivo inicial é perder 30 quilos em um ano, coloque metas para serem conquistadas ao longo do caminho: primeiro 5 quilos, 10 quilos e assim por diante.

Defina objetivos inspiradores e desafiadores. Todos nós necessitamos direcionar a energia e a vontade para algo que nos puxe e nos convoque a colocar à prova nossas capacidades e habilidades.

Colocar uma pitada de persistência e tenacidade nos ingredientes do treino, assegura-nos o apetite para um esforço continuo até o alcance do objetivo final.

Certamente cada pequena meta alcançada lhe trará um pouco (ou muito) daqueles sentimentos que você identificou que quer presente em sua vida.

As pessoas costumam dizer que a motivação não dura para sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente.

Zig Ziglar

  • DESCARTE O QUE FOR PESADO

O treinamento muscular ajuda a reduzir o risco de lesões, define o corpo e permite que ele suporte o estresse de maneira mais eficaz.

O mesmo deve acontecer com a força emocional que, caro leitor, quanto mais desenvolvida, torna-o seguro e menos vulnerável frente às crises que surgirão no cotidiano.

Seu chefe é grosso, o trânsito o fez perder duas horas de seu dia, os filhos o tiram do eixo: tudo conspira para que, ao chegar em casa, você sente no sofá e beba uma cerveja ao invés de ir à academia.

treino-motivacao-3-el-hombre
Não deixe que os problemas cotidianos te desanimem

Um passo importante para o treinamento da força emocional é desprender-se desta bagagem negativa, paralisante e depreciativa que você possa ter transportado ao longo do tempo. Estar plenamente consciente de que esse tipo de situação pode ser o fator que lhe tira o ânimo para os exercícios lhe dá mais possibilidade de resistência.Marche em direção ao seu objetivo.

Nunca desistir é uma das citações mais importantes e motivacionais para os atletas. Para isso tenha sempre em mente sua meta, seu objetivo maior.

Ser derrotado é normalmente uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente.

Marilyn vos Savant

  • RECONHEÇA SUAS CAPACIDADES

Embora ninguém goste de um atleta arrogante, você nunca será capaz de se superar a menos que reconheça a sua habilidade. Após vencer um objetivo, estabeleça outro. Não relaxe ou ignore a prática de seu talento. Ajude-se a tornar-se o melhor atleta que você possa ser e tire proveito das suas capacidades naturais.

E lembre-se: tenha a humildade de reconhecer em seu professor da academia, treinador, ou colegas de uma mesma equipe a ajuda necessária para seu maior desenvolvimento.

Dar menos que o seu melhor é sacrificar um dom.

Steve Prefontaine

  • A SORTE NÃO CAI DO CÉU

A verdadeira sorte não é aquela de “principiante”, ou pura sorte, mas sim esta que você cria para si mesmo. Como atleta, você tem a chance de aumentar a sua sorte através do treino e desenvolvimento de seu potencial.

Para que se tenha a sorte de ser um homem com “tanquinho”, ou um esportista de alto rendimento, há que ser dedicado, responsável, regrado, e motivado.

Saiba que você é o único responsável por aumentar suas probabilidades de êxito.

Quanto mais duro você trabalhar, mais sorte terá.

Gary Player

  • PACIÊNCIA, CARO AMIGO!

Por vezes, a ida à academia, pode ser entediante e aborrecedor, afinal, ninguém gosta de permanecer 40 minutos na esteira ou esperar pelo colega com quem reveza a utilização do aparelho.

Mas, se você estiver realmente comprometido em melhorar as suas capacidades, então as mudanças em seu corpo, a diminuição da gordura, a resistência cardiorespiratória servirão como um grande motivador para a superação desses problemas.

Não inicie um treino comparando-se àquele seu colega que se mantêm inalterado após uma corrida de 10 quilômetros. Você não pode esperar realizar o seu melhor de forma espontânea sem que antes haja a prática correta: a persistência leva à maestria.

Você não conseguirá fazer uma grande execução, a não ser que a faça primeiro no treino.

Chuck Noll

  • CONSIDERE O TREINO COMO PRIORIDADE MÁXIMA

Você só faltará ao trabalho caso tenha uma boa desculpa para dar ao chefe, certo? Ou seja, caso estiver doente. Pense da mesma forma em relação ao treino. Não pense que só porque não há obrigações tão rígidas quanto às profissionais você pode amolecer com a disciplina na academia.

Considere o treino como prioridade máxima. Separe horário específicos para malhar e não substitua essa atividade por nada mais.

Claro que exceções existem. Mas antes de começar a abrir exceções, tenha certeza de que já se habitou à rotina de treinamentos – caso contrário mais e mais exceções aparecerão e logo você voltará a coçar a barriga no sofá.

A disciplina é a mãe do êxito.

Esquilo

  • A MOTIVAÇÃO É UMA DECISÃO…

Por isso tudo, os resultados dependem apenas de você! A motivação é algo do qual se pode ter controle, e para isso deve-se contar com a ajuda de um bom professor, amigos e familiares que o apoiem.

Você deve se questionar: qual a minha vontade? Quais as metas que desejo atingir? O que eu acho que necessito para atingir o meu maior potencial? Estou preparado para a disciplina?

A motivação deve permanecer por todo o tempo, afinal, um atleta não treina para a Olimpíada apenas de 4 em 4 anos. Há que se manter o equilíbrio, o foco e a dedicação para então superar o medo, o cansaço e a insegurança e conquistar com maestria seus objetivos traçados.

treino-motivacao-4-el-hombre
Só depende de você…
Patrícia Vaz
Patrícia Vaz
Psicanalista, Patrícia adora escrever sobre as angústias de ser humano, e concorda com Freud que "um charuto às vezes é só um charuto" -- ou não? Para saber mais acesse www.patriciavazcorrea.com