Como turbinar o seu supino e melhorar os resultados

Compartilhe

O supino é um dos exercícios mais praticados no mundo, tanto que no Brasil a segunda-feira é popularmente conhecida como o “dia de peito” nas academias.

Este é um movimento que envolve principalmente as musculaturas do peitoral, tríceps, ombro e serrátil. Mas é importante entender que o corpo todo tem influência na carga levantada.

Então seja qual for seu objetivo ao malhar — hipertrofia, força ou condicionamento — você deve buscar evoluir constantemente nele.

Seguem alguns pontos importantes a serem considerados para uma melhor execução do movimento:

  • Deixe as mãos firmes e alinhadas com o antebraço; não quebre o pulso nunca;
  • Os ombros devem ficar baixos, ou seja, evite que eles se aproximem das orelhas durante o movimento;
  • Mantenha as escápulas unidas. Antes de começar o exercício faça um movimento de final de remada, pois unindo as escápulas você terá mais estabilidade;
  • Fique com os pés no chão, deixando sempre os glúteos e o abdômen contraídos.

Agora vou listar alguns exercícios que vão ajudar a turbinar o seu supino:

  • Flexão de braço: se você não consegue realizar 5 flexões de braço seguidas, é necessário treinar esse exercício antes de pensar em grandes cargas no supino.
  • Desenvolvimento de ombro: como ele tem uma transferência direta para o supino, vale a pena trabalhá-lo com seriedade.
  • Paralelas de tríceps: é excelente para desenvolver o final do movimento do supino, no qual o tríceps é bastante trabalhado.

O supino é um excelente exercício para ser treinado em algumas faixas de repetições. Para desenvolver força — e por questões de segurança — sugiro que mantenham as repetições entre 3-5 ou 6-8 se seu objetivo também é hipertrofia.

É importante observar que existem dezenas de variações de supino: inclinado, declinado, no smith, etc. Mas o desenvolvimento de força muscular tem um componente neural que exige uma prática específica do movimento. Portanto, treinar no supino reto não necessariamente vai aumentar a carga que você utiliza no supino inclinado.

Ah, e lembre-se: sempre que for exigir o máximo de seu corpo chame um companheiro de treino ou um professor para observar seu movimento e ter certeza de que você consiga realizar sem se machucar.

Aplicando essas dicas seu supino com certeza melhorará.

Ricardo Wesley

O educador físico Ricardo Wesley trabalha há 10 anos com treinamento físico. Ele é especialista em Fisiologia do Exercício; tem MBA em Gestão & Estratégia Empresarial; é mestre em Ciências da Reabilitação e doutorando em Imunologia.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais