Quando o frio aperta, toda estratégia para aquecer o nosso corpo é bem-vinda. Por isso já fizemos um texto aqui no El Hombre com 14 dicas de moda masculina para o inverno. Mas teve um item específico que acabamos não citando na matéria, porque é preciso uma dose extra de cautela ao usá-lo: a boina masculina.
Se você errar na mão, o visual pode ficar muito antiquado. Por isso reunimos hoje 7 dicas de como usar boina, para deixar sua cabeça mais quentinha e, de bônus, acrescentar um toque de personalidade ao seu look
HISTÓRIA DA BOINA
Antes de partirmos para as nossas dicas, que tal conhecer um pouco da história da boina, cuja construção lembra um boné grande, redondo, de aba curta e tecido grosso?
Ela foi inventada no norte da Inglaterra no século 14, mas sua grande popularização aconteceu a partir de 1571, quando o parlamento inglês determinou que todos os homens acima de 6 anos – exceto os membros da nobreza – deveriam usar boina aos domingos e feriados.
O motivo dessa lei? Estimular o consumo doméstico de lã no país. Em 1597 a lei foi abolida, mas nestes quase 30 anos o hábito de usar boina ficou enraizado nos ingleses. Sendo assim, a peça continuou popular nos séculos seguintes e se espalhou para outros países.
Nos Estados Unidos, usou-se muito a boina masculina nas décadas de 1910 a 1930. A peça virou um símbolo da classe trabalhadora americana e europeia. Pode reparar nos filmes e séries que retratam essa época como muita gente usa. (Um exemplo famoso é Thomas Shelby, o protagonista de Peaky Blinders.)
Mas nas décadas seguintes, ela foi cada vez mais sendo deixada de lado, até que nos últimos anos voltou a ser usada com mais frequência. Vamos agora às nossas dicas de como inserir a peça no look?
1# TENHA PERSONALIDADE
A boina tem uma reputação complicada no mundo da moda, por ter sido usada de maneira errônea por muitos homens ao longo dos anos, especialmente sub-celebridades e avôs desencanados. Então é preciso ter personalidade para usar a sua. Se você se sentir inseguro, as pessoas vão perceber isso. Então use a sua com confiança, beleza?
2# NÃO USE COM OUTROS ACESSÓRIOS VINTAGE
Isso é fundamental. Nada de usar com outros acessórios vintage, tipo suspensórios. Vai parecer que você saiu de um filme dos anos 1920.
3# ATENÇÃO AO TAMANHO
A boina deve ser um pouco maior do que um boné. Lembre-se disso. Se ela for pequena demais, cobrindo só o topo da cabeça, vai ficar estranho. Se ela for grande demais, tampando sua orelha, também vai ficar estranho. Portanto fique muito atento ao tamanho, para não parecer que você pegou emprestado de alguém.
4# AS ESTAÇÕES IDEAIS
Você pode usar boina no verão ou na primavera? Sim, só que sua cabeça pode esquentar demais, porque o tecido tradicional da boina é a lã. Por isso os meses perfeitos para adotar a peça são o outono e o inverno.
5# APOSTE NAS CORES NEUTRAS
Nada de inventar nas cores e estampas. Aposte nas cores clássicas, ou seja: cinza, marrom e preto. Elas são muito mais fáceis de combinar com o resto do look. Em relação às padronagens, as tradicionais são as melhores também, como o xadrez príncipe de gales ou a trama espinha de peixe.
6# NÃO USE PARA TRÁS
Nunca, jamais, use sua boina para trás. Por favor. Ou você vai parecer um integrante de boy band dos anos 1990.
7# COMBINE COM UM LOOK SMART CASUAL
Agora a grande questão: como combinar a boina com sua roupa? O ideal usá-la num look smart casual, ou seja, um meio-termo entre o casual e o social. Por exemplo calça jeans e blazer; ou calça de sarja e cardigan; ou calça de alfaiataria e camiseta; etc. A boina não vai bem com bermuda, ok? No caso de um costume, o recomendado é que ele tenha um toque mais invernal, por exemplo marrom ou cinza. Com um terno preto ou azul marinho, a boina pode ficar deslocada.