Ah, o sapatênis… Já falamos bastante aqui no El Hombre (tanto no site, quanto no YouTube) sobre este polêmico calçado. Amado por uns, odiado por outros. Mas afinal, você deveria ou não aposentar o seu?
Estilo é algo bastante particular, que varia de pessoa para pessoa. Dito isso, não é nenhum pecado usar um sapatênis. Apenas tenha consciência de que, em geral, ele não vai agregar muito ao seu look.
A maioria dos sapatênis são excessivamente recatados, com um design muito padronizado e ultrapassado. Agora, há aqueles modelos mais bonitos e atuais, que às vezes causam até confusão nas pessoas: “Isso é um sapatênis ou tênis casual?” Olha alguns exemplos:
Deu para notar a diferença? Falta um pouco de sal, digamos assim, para os modelos da esquerda. Um pouco de tempero. Não que sejam exatamente feios. Eles são razoáveis. Mas este é o ponto: você quer um look razoável ou lindo?
Já os modelos da direita oferecem um algo a mais. Note que o design deles traz mais personalidade, uma estética mais contemporânea. Parece que foram desenhados em 2018 e não em 2005 como os outros.
Sendo assim, quero repetir a pergunta que fiz no começo do texto: você deveria ou não aposentar o seu sapatênis? Talvez a palavra correta seja “atualizar”. Se livrar dos modelos ultrapassados e investir nos mais atuais, que em geral trazem traços minimalistas e suaves.
Pensa o seguinte: você não trocou aquele seu terno antigo e largo por um modelo mais novo e bem ajustado ao corpo? Pois é. A mesma regra vale para o sapatênis. Muitas marcas ainda produzem o mesmíssimo modelo que era vendido 15 anos atrás. Se viciaram na fórmula.
Mas o mundo se atualizou, a moda se atualizou, você se atualizou. Então é melhor usar um calçado que tenha se atualizado também, não? Seja um sneaker branco, uma bota rústica, um sapato casual — ou pelo menos um sapatênis mais moderno.