É brutal olhar a previsão do tempo, ver que uma temperatura subsaariana te aguarda durante o dia e lembrar que você precisa trabalhar de terno.
Sim, a maioria dos escritórios possui ar-condicionado, mas o curto trajeto da casa ao carro, depois do carro ao escritório, já é o suficiente para derrubar o nosso espírito de tanto calor. Isso sem contar a hora do almoço, a visita a um cliente, etc.
É a vida, senhores. Para crescer na carreira temos que fazer sacrifícios extremos como manter a elegância debaixo de temperaturas escaldantes.
A boa notícia? Existem modos de amenizar este fardo e usar terno na primavera ou verão sem sucumbir psicologicamente à tortura solar. Vamos a eles:
A nossa primeira dica pode doer no seu bolso, desculpa, mas é indispensável: compre um terno de tecido bom. E quando digo “bom”, leia-se “de fibras naturais”, porque elas deixam o corpo respirar melhor. Tipo lã fria ou linho, de gramatura mais fina.
Os tecidos sintéticos, como poliéster, têm o benefício de serem mais baratos, mas esquentam uma barbaridade. Esse é o tipo de economia que cobra o preço com juros depois em formato de sofrimento humano nos dias quentes.
De nada adianta usar um belíssimo terno de linho, que deixa o seu corpo respirar maravilhosamente, se embaixo dele houver uma opressora camisa de poliéster. Francamente, né? Use uma de algodão.
Você deve ter aprendido na escola, se não cabulou as aulas de ciências, que o preto absorve calor, portanto esquenta para caramba. Então por qual motivo um cidadão teria a infeliz decisão de usar terno escuro no calor?
Quando o verão chega, é hora de usar ternos de cores mais claras. Tipo bege, cinza claro ou um azul mais suave. Até mesmo branco, se você quiser ousar.
Você não precisa ficar o dia inteiro de paletó. Quando for entrar numa reunião ou receber um cliente, coloque. Tá sozinho na sala trabalhando? Ou indo almoçar com o pessoal do trabalho? Deixe pendurado na cadeira e aproveite esses momentos de alívio.
Qualquer tipo de refresco é bem-vindo quando os termômetros da cidade registram 30 graus. Que tal adotar o mankle, apelido que deram ao hábito de usar sapato sem meia visível e com a calça dobrada? Deixe o seu tornozelo respirar, homem.
Mas não faça isso sem meia, por favor, senão você pode matar sua namorada depois ao tirar o sapato do lado dela. O negócio é usar uma daquelas meias “invisíveis” do tipo sapatilha, que são bem cavadas e não dá para ver.
Não, eu não estou falando do lenço decorativo de bolso – ou pocket square, para os íntimos – apesar de que ele realmente vai deixar seu look mais estiloso.
Falo de um lenço funcional para secar o suor do seu rosto. Assim você não vai entrar numa reunião pingando como um maratonista em reta final de prova. É só deixar guardado no bolso interno do paletó e recorrer ao seu auxílio sempre que precisar.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais