Confira as cervejas que chegam ao Brasil no segundo semestre

Compartilhe

Este ano está sendo muito bom para os fanáticos por cerveja. A cada momento, lotes de microcervejarias e cervejarias de grande renome desembarcam em terras brasileiras.

O cenário nacional, por sua vez, não poderia estar vivendo um melhor momento. Além do aumento da produção, vemos a qualidade e o número de microcervejarias aumentar exponencialmente por aqui.

E no segundo semestre deste ano é claro que o mercado continua a todo o vapor. Diversas marcas já anunciaram que chegam ao Brasil no início dessa segunda metade de 2014.

Fizemos, então, uma seleção com o que teremos de melhor. Dá uma olhada:

Cervejaria Dieu du ciel

Dieu du Ciel é uma conceituada cervejaria que chega em peso aqui no Brasil. A canadense será importada para cá a partir deste mês de julho. Serão, ao todo, 10 rótulos da marca que é considerada a melhor do Canadá e Top 50 no mundo, segundo a RateBeer.

Os destaques da cervejaria são:

  • Corne Du Diable

Francês para “chifre do diabo”, a Corne Du Diable é uma IPA com 6,5% de álcool. Esta cerveja é uma interpretação contemporânea da clássica India Pale Ale. Este novo estilo, nascido na costa oeste da América do Norte, é caracterizado por cervejas mais fortes e mais lupuladas. O resultado é uma bebida  vermelha expressando sabor de caramelo proveniente do malte, amargor acentuado e forte aroma de lúpulo.

  • Moralité

A Moralité também uma IPA, no entanto com 7% de teor alcoólico. O conceito de moralidade (moralité) pode levar a diferentes interpretações e Quebec, onde fica a Dieu du Ciel, tem uma ligação histórica com o álcool. Sem dúvida foi usado uma quantidade imoral de lúpulos, uma mistura perfeita entre Simcoe, Citra e Centennial, o que resultou em uma cerveja seca e aromática, lembrando frutas tropicais e com um amargor acentuado.

  • Aphrodisiaque

A Aphrodisiaque (francês para afrodisíaco”) é uma Stout com sabores e aromas de baunilha, cacau e malte torrado. A baunilha e o cacau criam uma combinação perfeita, produzindo uma cerveja extremamente balanceada. É uma bebida com um perfil de lúpulo suave, onde o cacau dá um toque amargo muito interessante. De coloração escura, é perfeita para harmonizar com sobremesas. Essa cerveja é feita com cacau orgânico e favas de baunilha da melhor qualidade.

  • Péché Mortel

Péché Mortel (ou “Pecado Mortal” em francês) é uma cerveja do estilo Imperial Stout, negra, intensa e muito encorpada, com notas tostadas bem perceptíveis. É feita infusão de café durante a fervura para intensificar o amargor e dar a sensação real de café no paladar. Péché Mortel é uma cerveja feita para ser degustada com calma, prestando atenção nos detalhes.

Completa o time ainda: Pénombre – Black IPA (6,5%); Route des Épices – Amber Ale (5,0%); Blanche Neige – Imperial Wit (8,3%); Blanche du Paradis – Wit (5,5%); Rosée d’Hibiscus – Wit (5,9%); Péché Mortel Bourbon Oak Aged – Imperial Stout (9,5%)

Cervejaria Prairie Artisan Ales

Criada em 2012, a cervejaria americana pertence a dois irmãos – Chase Healey and Colin Healy. Apesar de nova, a Prairie já consta no ranking da Rate Beer (um dos mais conceituados do mundo) entre as 100 melhores em 2014.

Apesar dos americanos, em suma, não serem grandes fãs de futebol, os irmãos Healy aproveitaram a eliminação do Brasil na Copa e poucos dias depois anunciaram a chegada da marca em nosso país com a seguinte chamada: “It’s not all bad new for Brazil” (algo como: nem tudo é má notícia para o Brasil).

Nada que vá nos fazer esquecer do tal jogo, mas há de se concordar que a chegada da Prairie é muito bem-vinda. Veja quais são os rótulos que desembarcam por aqui:

  • Birra

A Prairie Birra é praticamente uma Session Saison. Com 4,5% de teor alcoólico, é nítida, com notas de pimenta preta e laranja, e combina perfeitamente com qualquer comida.

  • Bomb!

Bomb! é uma forte Imperial Stout envelhecida em grãos de café, chocolate, baunilha e pimentas ancho. Todos os sabores se fundem para criar uma cerveja verdadeiramente única. As pimentas são adicionadas na medida certa para enaltecer os intensos sabores do café e do chocolate. Possui 14% de álcool.

  • Prairie Ale

Prairie Ale é a Saison clássica da cervejaria. É preparada com diferentes tipos de malte e uma boa dose de lúpulo Saaz, que adiciona um elemento picante à bebida. Prairie Ale é fermentada com uma mistura de levedura ale, de vinho e brettanomyces. Notas de pimenta e abacaxi podem ser encontradas na Prairie Ale.

  • Funky Gold Mosaic

Funky Gold Mosaic é uma Sour com graduação alcoólica de 6,5%. É uma versão da Prairie Gold com uma boa quantidade de lúpulo Mosaic, adicionado já em fases tardias do processo de fabricação (dry-hoping), incrementando o aroma da cerveja.

  • Wine Barrel Noir

A Prairie Wine Barrel Noir é uma Imperial Stout envelhecida em barris de vinho tinto. Notas de chocolate e café são complementadas pelo sabor de frutas vermelhas e de carvalho derivados dos barris.

 

Além da Dieu du Ciel e da Prairie que chegam para o segundo semestre com diversos rótulos, algumas outras cervejarias também trazem seus produtos ao mercado nacional. Dá só uma olhada nas bebidas:

  • Heretic Chocolate Hazelnut Porter

Também conhecida por Heretic CHP e com 7% de teor alcoólico, esta receita da californiana Heretic é uma Porter com aromas naturais de cacau e avelã, além de traços de caramelo. Possui nota 95 na avaliação da RateBeer.

  • Mad River Jamaica Red Ale

Também da Califórnia, esta cerveja foi originalmente fabricada para um famoso festival de Reggae que acontece todos os anos em Humboldt County, na própria Califórnia. Devido ao sucesso, teve sua produção mantida pela Mad River Brewery. É uma American Amber Ale, com 6,5% de teor alcoólico. Traz um interessante espectro de sabores de lúpulo desde o picante ao amargo.

  • Marin 3 Flowers

3 Flowers IPA, com 6,5% de teor alcoólico, é uma IPA com lúpulos em sua receita: Citra, Cascade, Chinook. Centeio maltado e centeio em flocos também são adicionados formando uma bebida refrescante e deliciosa.

Da mesma cervejaria, Marin, também chega ao Brasil a Marin IPA, 7% de teor alcoólico, produzida com lúpulos Cascade, Columbus e Centennial.

  • Shepherd Neame Brilliant Ale

Shepherd Neame é a mais velha cervejaria do Reino Unido, com mais de 500 anos de história. Este ano, traz ao Brasil a Brilliant Ale, uma receita do século XIX produzida até os dias de hoje. É uma Golden Ale com 5,6% de álcool.

Da mesma cervejaria, também chega ao Brasil a Whitstable Bay Pale Ale, uma Pale Ale com 4% de teor alcoólico.

Guilherme Carvalho

Guilherme é um jovem escritor com anos de experiência na produção de conteúdo para web.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais