Não adianta correr ou se esconder, todos nós temos momentos durante nossas vidas em que sentimos ansiedade. Seja em uma semana estressante no trabalho ou conflitos no relacionamento, é normal que nestes períodos você possa notar uma certa inquietação ou uma “energia ruim”. Quando você menos esperar, já estará tomado por esse sentimento e se questionando: o que posso fazer para diminuir essa ansiedade?
Pesquisando sobre o assunto, encontrei um artigo no site americano Psychology Today que me chamou atenção. Nele, a psicoterapeuta Kaytee Gillis, que ajuda as pessoas a encontrarem as melhores saídas emocionais, ensina que existe um exercício simples capaz de diminuir a ansiedade. Segundo Kaytee, às vezes algumas atividades calmantes podem parecer estressantes, se tornando o aposto do que deveria. Por isso, é necessário começar com uma atividade mais envolvente para aprender a redirecionar a energia que causa ansiedade.
Fique por dentro do exercício que Kaytee desenvolveu com seus pacientes e tem gerado bons resultados. Estes 5 passos podem distrair seus pensamentos a fim de diminuir sua ansiedade. E detalhe, o exercício pode ser feito em grupo, dupla ou até mesmo sozinho. Confira:
PASSO 1: QUAL A PRIMEIRA MÚSICA QUE LHE VEM À CABEÇA?
Comece identificando a primeira música que lhe vier à mente. Pode ser qualquer canção. Para ser mais “fácil”, tente começar com uma música pop conhecida com letras fáceis. Cante a letra da maneira que souber, e pare apenas quando você ficar sem palavras para completar as frases que lembra.
PASSO 2: CANTE OUTRA CANÇÃO QUE CONTENHA A ÚLTIMA PALAVRA CANTADA DA MÚSICA ANTERIOR
Você pode começar em qualquer lugar, desde que a palavra da música anterior esteja na nova letra. Continue cantando até ficar sem palavras memorizadas novamente. Sinta-se à vontade para cantarolar as palavras se conseguir se lembrar dos sons, mas não das palavras específicas.
PASSO 3: CONTINUE ATÉ SE SENTIR “BOBO” E RINDO DE VOCÊ MESMO
É ótimo quando você erra e não sabe por onde recomeçar. Isso significa que você está direcionando sua energia para a atividade. As endorfinas que vêm do riso podem ajudar a aliviar sentimentos de estresse e melhorar o foco na atividade em questão, diminuindo o espaço para pensamentos de ansiedade aflorarem.
PASSO 4: OBSERVE COMO SEU CORPO REAGE
Após o terceiro passo, você consegue perceber uma diminuição na tensão em algum lugar? Provavelmente seus ombros ou mandíbula estejam mais relaxados. Talvez você tenha esquecido, mesmo que por alguns minutos, o que lhe deixou ansioso. O riso aumenta os níveis de serotonina, agindo como um antidepressivo. Isso pode ajudar a diminuir alguns dos pensamentos negativos que você esteja vivenciando, mesmo que sejam momentâneos.
PASSO 5: REPITA QUANDO FOR NECESSÁRIO
Por mais simples que pareça ser, esse exercício pode lhe ajudar, e muito. É na simplicidade que está os melhores segredos. Inclusive, você não deve ter vergonha de executá-lo quando for preciso. Sempre que sentir a ansiedade lhe consumindo, faça e refaça os 5 passos, até que esteja livre de todos os pensamentos ruins.
LEITURAS RECOMENDADAS
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
- Nunca é tarde demais para listar suas metas de ano novo
- 12 maneiras de aumentar a sua confiança em 2022
- A sessão de terapia não está mais funcionando. E agora?
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.