InícioAtitudeConheça o exercício que pode ajudar a diminuir sua ansiedade

Conheça o exercício que pode ajudar a diminuir sua ansiedade

Não adianta correr ou se esconder, todos nós temos momentos durante nossas vidas em que sentimos ansiedade. Seja em uma semana estressante no trabalho ou conflitos no relacionamento, é normal que nestes períodos você possa notar uma certa inquietação ou uma “energia ruim”. Quando você menos esperar, já estará tomado por esse sentimento e se questionando: o que posso fazer para diminuir essa ansiedade?

Pesquisando sobre o assunto, encontrei um artigo no site americano Psychology Today que me chamou atenção. Nele, a psicoterapeuta Kaytee Gillis, que ajuda as pessoas a encontrarem as melhores saídas emocionais, ensina que existe um exercício simples capaz de diminuir a ansiedade. Segundo Kaytee, às vezes algumas atividades calmantes podem parecer estressantes, se tornando o aposto do que deveria. Por isso, é necessário começar com uma atividade mais envolvente para aprender a redirecionar a energia que causa ansiedade.

Fique por dentro do exercício que Kaytee desenvolveu com seus pacientes e tem gerado bons resultados. Estes 5 passos podem distrair seus pensamentos a fim de diminuir sua ansiedade. E detalhe, o exercício pode ser feito em grupo, dupla ou até mesmo sozinho. Confira:

PASSO 1: QUAL A PRIMEIRA MÚSICA QUE LHE VEM À CABEÇA?

Comece identificando a primeira música que lhe vier à mente. Pode ser qualquer canção. Para ser mais “fácil”, tente começar com uma música pop conhecida com letras fáceis. Cante a letra da maneira que souber, e pare apenas quando você ficar sem palavras para completar as frases que lembra.

PASSO 2: CANTE OUTRA CANÇÃO QUE CONTENHA A ÚLTIMA PALAVRA CANTADA DA MÚSICA ANTERIOR

Você pode começar em qualquer lugar, desde que a palavra da música anterior esteja na nova letra. Continue cantando até ficar sem palavras memorizadas novamente. Sinta-se à vontade para cantarolar as palavras se conseguir se lembrar dos sons, mas não das palavras específicas.

PASSO 3: CONTINUE ATÉ SE SENTIR “BOBO” E RINDO DE VOCÊ MESMO

É ótimo quando você erra e não sabe por onde recomeçar. Isso significa que você está direcionando sua energia para a atividade. As endorfinas que vêm do riso podem ajudar a aliviar sentimentos de estresse e melhorar o foco na atividade em questão, diminuindo o espaço para pensamentos de ansiedade aflorarem.

PASSO 4: OBSERVE COMO SEU CORPO REAGE

Após o terceiro passo, você consegue perceber uma diminuição na tensão em algum lugar? Provavelmente seus ombros ou mandíbula estejam mais relaxados. Talvez você tenha esquecido, mesmo que por alguns minutos, o que lhe deixou ansioso. O riso aumenta os níveis de serotonina, agindo como um antidepressivo. Isso pode ajudar a diminuir alguns dos pensamentos negativos que você esteja vivenciando, mesmo que sejam momentâneos.

PASSO 5: REPITA QUANDO FOR NECESSÁRIO

Por mais simples que pareça ser, esse exercício pode lhe ajudar, e muito. É na simplicidade que está os melhores segredos. Inclusive, você não deve ter vergonha de executá-lo quando for preciso. Sempre que sentir a ansiedade lhe consumindo, faça e refaça os 5 passos, até que esteja livre de todos os pensamentos ruins.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Erik Wallker
Erik Wallker
É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.