Em meio à explosão de avanços tecnológicos, a Apple surpreendeu o mundo novamente ao apresentar o seu novo gadget: o Vision Pro. Este headset de última geração simboliza a visão da Apple para o futuro da computação pessoal, tendo sido descrito pela empresa como o “dispositivo eletrônico pessoal mais avançado já criado”.
O Vision Pro promete transformar a forma como interagimos com a tecnologia, permitindo aos usuários manterem-se presentes no mundo físico enquanto também exploram o universo digital.
O Vision Pro é um headset de realidade mista, equipado com uma variedade de recursos avançados que proporcionam uma experiência de realidade aumentada e imersiva. Ele conta com um sistema de 12 câmeras e uma tecnologia chamada “EyeSight”, que permite aos usuários enxergarem o ambiente ao redor de forma natural enquanto usam o headset.
Este recurso oferece um sentido de presença no mundo físico, mesmo quando imerso em experiências digitais.
O aparelho disponibiliza um sistema de rastreamento ocular de alto desempenho, que usa câmeras e um anel de LEDs para projetar padrões de luz invisíveis nos olhos do usuário. Isso permite que o headset saiba para onde o usuário está olhando, uma característica que pode ser usada para controlar a interface.
Com o Vision Pro, os usuários podem assistir a filmes, ouvir música, navegar por fotos, visualizar objetos 3D e até colaborar em apresentações.
O Vision Pro também promete transformar a maneira como jogamos videogame. Segundo a Apple, o headset possibilita “novos tipos de jogos”. Os usuários poderão jogar mais de 100 jogos do Apple Arcade em uma tela do tamanho que desejarem, com suporte para controles de jogos populares.
Com preço inicial de US$ 3.499 (cerca de R$ 17 mil), o Vision Pro foi meticulosamente projetado para ser o mais confortável possível. Sua armação é feita de uma liga de alumínio personalizada que se molda ao redor do rosto do usuário.
Para garantir um ajuste perfeito, o design modular do Vision Pro permite adaptá-lo a cada usuário individualmente. O dispositivo vem com uma vedação de luz feita de um tecido suave disponível em vários tamanhos e formas, para se adequar ao rosto do usuário, além de faixas ajustáveis e uma bandana acolchoada.
Para aqueles que precisam de óculos de grau, a Apple oferecerá a opção de comprar inserções ópticas personalizadas da ZEISS que se fixam magneticamente às lentes do headset. Essas inserções serão vendidas separadamente, por um preço adicional ao do headset.
Equipado com um processador M2 e um chip R1 para processar dados de 12 câmeras, cinco sensores e seis microfones, o Vision Pro promete um desempenho de computação impressionante. O aparelho é capaz de atualizar imagens oito vezes mais rápido do que o piscar de um olho e opera de maneira quase silenciosa.
O Vision Pro possui dois displays de ultra-alta resolução que juntos produzem 23 milhões de pixels, criando um display 4K para cada olho. O som é gerado por dois amplificadores individuais em cada módulo de áudio, proporcionando um som espacial personalizado com base na geometria da cabeça e da orelha do usuário.
A Apple afirma que o pack de bateria externa do Vision Pro oferece até duas horas de uso e pode ser usado enquanto está sendo carregado.
No que diz respeito ao software, o Vision Pro rodará o visionOS, um sistema operacional que a Apple desenvolveu para sua nova tecnologia de computação visual. Os usuários poderão baixar tanto aplicativos familiares do iPhone e do iPad quanto novos aplicativos projetados para o Vision Pro por meio de uma App Store dedicada.
O lançamento do Vision Pro está previsto para o início de 2024, inicialmente apenas nos Estados Unidos. Outros países terão que esperar até “o final do próximo ano”, segundo a Apple. Além disso, especula-se que um modelo mais acessível do headset, chamado simplesmente de Vision, possa ser lançado em 2025.
➤ Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias semelhantes em destaque no site do El Hombre.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais