O Saatchi Gallery é um museu de arte contemporânea em Londres. O espaço foi aberto por Charles Saatchi, um profissional da publicidade e colecionador de arte, em 1985, com a intenção de mostrar a sua coleção pessoal ao público. A galeria tem bastante influência no universo artístico britânico (e mesmo mundial) e é um tanto controversa, tendo divulgado alguns trabalhos bastante polêmicos, como esse que mostrava crianças nuas.
A exposição da qual falaremos hoje não é assim tão polêmica – mas pode gerar algumas boas discussões. Trata-se de uma competição mundial de “motion photography”, ou “fotografia em movimento”. Ou, então, simplesmente GIF (animado, vale notar). Sabe os populares GIF’s? Pois a Saatchi Gallery elevou-os à categoria de arte. E por que não?
“Em reconhecimento ao excitante potencial dessa nova tecnologia, a Saatchi Gallery e o Google+ apresentam o Motion Photography Prize, a primeira competição mundial e aberta que celebrará essa nova forma de arte”, diz o site do museu.
E o resultado dessa competição foi bem interessante. Apesar de toda a discussão sobre a definição de arte, há trabalho ali que podem sim serem vistos como uma obra artística, no meu ponto de vista.
A equipe de juízes da competição foi formada pelo diretor de filmes Baz Luhrmann, pelos artistas Shezad Dawood, Tracey Emin e Cindy Sherman e pelo CEO da Saatchi Gallery Nigel Hurst.
Veja abaixo os vencedores de cada uma das 6 categorias e alguns dos nossos GIF’s preferidos e nos diga se você entende ou não isso como arte, hombre. Caso tenha interesse em ver as outras “motion photography” que fizeram parte da exposição clique aqui.
Vencedores das categorias
Alguns dos nossos GIF’s preferidos
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais