Você já ouviu falar na Técnica Pomodoro? Esse é um excelente sistema para enfrentar a procrastinação, um dos grandes inimigos do nosso desenvolvimento pessoal. Isso acontece quando sabemos que precisamos executar uma tarefa, mas ficamos empurrando-a para frente, seja por preguiça ou por ansiedade.
Este segundo caso, relativo à ansiedade, é muito comum. É quando a tarefa te tira da zona de conforto e você sente que não está preparado emocionalmente para lidar com ela ainda, então acaba jogando para o seu “eu futuro”. Só que isso é contraprodutivo, porque uma hora a conta vai chegar. Aí você terá que lidar com a tarefa por “necessidade” e não mais por “opção”, o que bota uma pressão extra nas suas costas.
O fato é que a procrastinação nos faz sofrer, porque esse adiamento das tarefas gera em nós (i) uma sensação de culpa e (ii) vergonha dos outros. Sem contar que afeta demais a nossa produtividade diária.
Sendo assim, o ideal é lidar com as responsabilidades o quanto antes. Um dos maiores escritores da história, Mark Twain, dizia o seguinte: “Coma um sapo vivo logo pela manhã e nada pior vai acontecer com você pelo resto do dia.” Claro que o “sapo vivo” é uma piada, mas a lógica é perfeita. Se você deixar as tarefas mais estressantes para o fim do dia, vai sofrer duplamente. Primeiro, por antecipação. Segundo, pela tarefa em si.
Lidar com a procrastinação, porém, é mais fácil na teoria do que na prática. Senão, ninguém sofreria deste problema. Mas existe uma técnica muito eficiente que pode ajudá-lo com isso. Chama-se “Técnica Pomodoro”, porque o homem que a criou (o italiano Francesco Cirillo, no final dos anos 1980) utilizava um cronômetro de cozinha em formato de tomate (“pomodoro”, em italiano) para ajudá-lo no processo. É bem fácil:
➤ Se necessário, repita até 4 vezes esse ciclo, com pausas de 5 minutos entre cada um deles.
➤ Caso a sua tarefa ainda não esteja finalizada, faça uma pausa mais longa de 30 minutos ao final dos 4 ciclos e recomece o processo todo.
Você talvez esteja se perguntando: “Mas por que isso funciona?” Simples. É muito menos intimidador começar uma tarefa sabendo que será por apenas 25 minutos. Você se sente mais confiante e disposto a encará-la. E, a partir disso, há dois cenários possíveis:
(1) Você engrena na tarefa e vai até o final dela, seguindo o roteiro explicado acima.
(2) Mesmo que você pare, pelo menos avançou por quase meia hora rumo a seu objetivo. É também uma vitória. Aí você pode continuar à tarde (ou no dia seguinte) e, assim, estará saindo da zona de conforto.
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais