Afinal, o Palmeiras já foi (ou não) campeão mundial de clubes? Essa é uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro. E o debate voltou aos holofotes após a eliminação do alviverde paulista na semifinal do Mundial 2021 da FIFA. O ponto central da discussão é a Copa Rio de 1951.
A Copa Rio, disputada em 1951, é considerada a primeira competição de clubes com amplitude mundial. Isso porque ela reuniu representantes de sete países diferentes, da Europa e da América do Sul. A competição foi organizada pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), a antecessora da CBF, e contou com auxílio da FIFA. Os times participantes foram:
O Palmeiras conquistou o título, em cima da Juventus, numa final disputada em duas partidas. No primeiro jogo, o Palmeiras venceu por 1×0. No segundo, empatou por 2×2.
Não já consenso sobre o assunto. Em 2014, o então presidente da FIFA, Joseph Blatter, afirmou que o Palmeiras havia sido, de fato, campeão mundial de clubes em 1951. (Veja aqui a declaração.) Dois anos depois, em 2016, a FIFA fez um post no Instagram em homenagem aos 65 anos da Taça Rio, dizendo que o clube paulista era o “primeiro campeão intercontinental mundial de clubes”. (Veja aqui o post.)
Mas em 2017, quando a FIFA reconheceu oficialmente os vencedores da antiga Copa Intercontinental (disputada entre 1960 a 2004) como campeões mundiais, a entidade não mencionou nada sobre a Copa Rio. (Veja aqui a matéria.) E em 2019, foi a vez do novo presidente da FIFA, Gianni Infantino, se posicionar sobre o assunto. Ao contrário de Blatter, ele disse que não considerava a Copa Rio de 1951 como um título mundial. (Veja aqui a reportagem.)
Para concluir, senhores, ainda não há uma posição oficial da FIFA sobre a conquista do Palmeiras. E enquanto isso não acontecer, o debate certamente continuará acalorado nas mesas de bares em São Paulo.
Enquanto essa polêmica em relação à Copa Rio de 1951 não é resolvida, pode-se dizer que há 6 times brasileiros reconhecidos oficialmente pela FIFA como campeões mundiais: São Paulo (3 vezes), Corinthians (2), Santos (2), Internacional (1), Grêmio (1) e Flamengo (1). Saiba aqui mais detalhes dessas conquistas.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais