InícioEntretenimentoFilmes & SériesCrítica | “Os Caras Malvados" é uma comédia que vai roubar sua atenção

Crítica | “Os Caras Malvados” é uma comédia que vai roubar sua atenção

Sem pânico, senhores! Está no ar nossa crítica de Os Caras Malvados, nova produção da DreamWorks Animation que chega aos cinemas quebrando tudo! Já comentamos por aqui como as animações estão se reinventado, contando boas histórias para as crianças, mas cheia de personalidade para os adultos. E desta vez, não é diferente. Com um ritmo frenético e reviravoltas ousadas, a animação acerta em cheio ao mesclar referências de filmes de assaltos com muita comédia. Se você quer dar boas risadas, Os Caras Malvados é a escolha certa!

A convite da Universal Pictures, fomos conferir em primeira mão Os Caras Malvados. Vale lembrar que a pandemia está sendo superada a cada dia, portanto a sessão foi realizada com todos os protocolos de segurança. Tais medidas se estendem para todos os cinemas brasileiros para que você possa se divertir com segurança.

Confira nossa crítica completa de Os Caras Malvados, que estreia dia 17 de março nos cinemas:

SINOPSE DE “OS CARAS MALVADOS”

Nunca houve cinco amigos tão infames quanto Os Caras Malvados! O arrojado batedor de carteiras Sr. Lobo, o arrombador de cofres Sr. Cobra, o mestre do disfarce Sr. Tubarão, o “músculo” curto do Sr. Piranha e a especialista em hacker de língua afiada Srta. Tarântula. Só que depois de anos de incontáveis assaltos e sendo os vilões mais procurados do mundo, a gangue é finalmente capturada. Com isso, o Sr. Lobo negocia um acordo (que ele não tem intenção de manter) para salvá-los da prisão: os bandidos irão virar bonzinhos.

Sob a tutela de seu mentor, Professor Marmelada, uma cobaia arrogante (mas adorável!), Os Caras Malvados se propõem a enganar o mundo, dizendo que foram transformados. Ao longo do caminho, o Sr. Lobo começa a suspeitar que fazer o bem de verdade pode dar a ele o que ele sempre desejou secretamente: aceitação. Então, quando um novo vilão ameaça a cidade, o Sr. Lobo pode persuadir o resto da gangue a se tornar… Os Caras Legais?

crítica Os Caras Malvados
Cena da animação que faz referência ao clássico “Pulp Fiction: Tempo de Violência”, de Quentin Tarantino

DUBLAGEM BRASILEIRA DIGNA DE APLAUSOS

Como construir uma persona malvada, sem que ela pareça caricata demais? Com certeza, essa foi uma grande questão a ser trabalhada em Os Caras Malvados. Principalmente quando o assunto é dublagem. E diga-se de passagem, o time de dublagem brasileiro mandou muito bem!

Começando por Rômulo Estrela, que dá vida ao Sr. Lobo, um “cara” extremamente estiloso – e ardiloso. Pode-se dizer que Rômulo é um conquistador nato. Quando o espectador perceber, já será tarde demais e terá caído na lábia de um bandido com uma voz calma e aveludada, rs. Já Luis Lobianco (Sr. Piranha) e Babu Santana (Sr. Tubarão) são os responsáveis pelas melhores piadas da animação. Eles gritam, mudam suas vozes e até cantam! De fato, um trabalho impecável. Falando em tom de voz, é impressionante o que Sergio Guizé (Sr. Cobra) fez em Os Caras Malvados. Em nenhum momento você reconhece a voz do ator, que se jogou no projeto e se transformou no personagem.

No time feminino, temos Agatha Moreira sendo a doce e esperta Diane Raposina, que mesmo com pouco tempo em tela, rouba os holofotes quando aparece. E o que falar de Nyvi Estephan (Srta. Tarântula)? A expert em games empresta sua voz a “nerd do time”, fazendo com que se sinta totalmente em casa. Mas como esse foi o seu primeiro trabalho nos cinemas, Nyvi procurou Wendel Bezerra, o mestre da dublagem brasileira, para umas aulas particulares. E o resultado, é digno de aplausos. Sem sombras de dúvidas, Os Caras Malvados é uma joia da dublagem brasileira e merece ser exaltada.

crítica Os Caras Malvados
“Os Caras Malvados” conta com cenas de assaltos, perseguições e missões de tirar o fôlego!

DAS PÁGINAS PARA AS TELONAS: A IMPORTÂNCIA DE MANTER A ESSÊNCIA DOS PERSONAGENS

Se você não sabe, Os Caras Malvados é uma saga de livros infantis que faz muito sucesso no mundo todo. Aqui no Brasil já conta com 9 títulos traduzidos pela Editora Saber & Ler. Depois do filme, certamente se tornará uma febre entre crianças, jovens e adultos. A simplicidade da história dos livros é elevada ao nível mais potente no filme, já que é preciso manter o olhar das crianças atentos. Mas uma coisa é inegável: a essência de cada personagem permanece intacta na nova obra da DreamWorks Animation. Mesmo com uma técnica moderna, que mescla traços 2D com 3D, a animação se mantém fiel às características apresentadas em suas obras originais. Em determinados momentos, fica a sensação de que o livro ganhou vida, bem na sua frente.

Se teremos uma nova saga de filmes, assim como os livros, ainda não sabemos. Mas pode ter certeza que após conhecer esses personagens, você vai querer saber muito mais desse rico universo.

A animação conta com um visual que mescla 2D com 3D, cheio de cores e detalhes que impressionam

HISTÓRIA CHEIA DE AÇÃO E MUITA COMÉDIA

Os fãs de filmes de assalto podem comemorar! Os Caras Malvados chega para provar que é possível construir uma história cheia de espionagem, mas sem esquecer o lado cômico. Sim, temos cenas de tirar o fôlego, bem ao estilo Missão Impossível e Velozes & Furiosos, ao mesmo tempo que caímos na gargalhada com momentos de vergonha alheia. E isso só é possível graças ao roteiro inteligente, que consegue transitar de forma coesa e clara nos mais diversos gêneros, sem atropelar cada um. Destaque para a cena de abertura de Os Caras Malvados, na qual vemos uma grande sequência de roubo, que deixa qualquer filme do gênero comendo poeira.

Além disso, a animação “brinca” em reproduzir momentos icônicos de filmes clássicos que todo adulto já viu. E isso só deixa a produção mais interessante, já que de certa forma, se torna uma piada inteligente para o público mais crescido. Resumindo: Os Caras Malvados é um Pulp Fiction para toda a família.

Crítica Os Caras Malvados
Nem sempre os planos mirabolantes apresentado nos filmes hollywoodianos podem dar certo…

NEM TUDO É O QUE PARECE (OU PRECISA) SER

Indo para o lado mais emotivo de Os Caras Malvados, fica a lição de que não devemos julgar o livro pela capa. De forma clara, vemos uma crítica sobre como a sociedade necessita estipular quem “tem cara” de herói e vilão. Mas nem sempre é assim. Talvez aquele que aparenta ser ruim e cheio de más intenções é um doce de pessoa, e vice-versa. Por isso, devemos parar de julgar pelas aparências de cada indivíduo e dar uma chance a quem elas realmente são.

Além disso, Os Caras Malvados relata outro lado: se algum dia alguém fizer algo de errado e quiser mudar, porque não dar uma segunda chance? Porém, nada deve ficar impune. Você é o responsável por todos os seus atos, sejam eles bons ou ruins. E tal lição de moral chega como uma luva para os dias de hoje, na qual a sociedade está cada vez mais violenta, e é preciso mostrar para as crianças que sempre existe um caminho do bem a se trilhar, seja você quem for.

Gostou de nossa crítica de Os Caras Malvados? Fique ligado que traremos mais conteúdos neste formato!

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Erik Wallker
Erik Wallker
É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.