Desde que o automóvel passou a fazer parte das nossas vidas, muitas foram as mudanças que surgiram em nosso dia-a-dia. Nosso poder de mobilidade aumentou, passamos a chegar mais rapidamente até nossos destinos e também a fazer viagens mais longas.
Em 1903, um certo senhor chamado Henry Ford foi até o banco de Michigan atrás de conselhos sobre investimentos. Pensando em ampliar sua fábrica e muito interessado pela então promissora indústria automobilística, ele recebeu a seguinte dica do presidente da instituição: “O cavalo está aqui para ficar, mas o automóvel é apenas uma novidade, uma moda”.
O resto, como se diz, é história. E uma história cheia de fatos interessantes e curiosidades, como esta aí acima.
Iniciamos hoje uma pequena série de quatro partes que se propõe a apresentar algumas curiosidades que com certeza vão lhe enriquecer culturalmente e também render ótimas conversas de bar.
O tema desse primeiro capítulo é “história”. Então vamos a alguns fatos bastante curiosos.
1902 foi o ano em que foi emitida a primeira multa por excesso de velocidade da história. E isso numa época em que os parcos automóveis que existiam mal conseguiam chegar à 70 km/h. Como não existia nenhuma tecnologia de medição de velocidade, supomos que tudo dependia do bom-senso dos homens da lei.
82 anos foi o tempo em que um senhor chamado Allen Swift, morador de Springfield, Massachusetts, dirigiu seu imponente Rolls Royce Roadster modelo 1928. Um recorde até hoje.
1896 foi o ano em que ocorreu a primeira morte causada por um acidente de trânsito. Um sinal de que novidades trazem novas soluções, mas também novos problemas.
1907 foi o ano no qual foi construído o primeiro circuito automobilístico especificamente criado para sediar corridas. Ele se chamava Brooklands e ficava no distrito de Weybridge na cidade inglesa de Surrey.
42 segundos foi o recorde de substituição de motores em um carro, aqui no caso um Ford Escort. E quando falamos em substituição estamos falando em arrancar do carro o motor antigo e jogar lá dentro o novo. Imaginem tudo isso em pouco mais de 40 segundos. O recorde foi estabelecido em 21 de novembro de 1985.
Em 5 de agosto de 1914 foi instalado o primeiro semáforo elétrico da história. Até então, a coisa toda era como víamos nos filmes: um guarda de trânsito em cada esquina controlava o fluxo dos carros (que também não eram muitos). Existem algumas controvérsias quanto a primeira cidade a receber essa novidade, mas a maioria dos registros aponta para Cleveland, no estado americano de Ohio e o aparelho ficava na esquina da Euclid Avenue com a 105th Street.
Olhando para o painel do seu carro com aquele monte de mostradores, botões e telas de LED coloridas, fica difícil de acreditar na origem desta parte tão importante do automóvel. Lá no início dos tempos, quando os veículos eram de tração animal (leia-se carroças e diligências), o painel era uma peça de madeira que ficava à frente do condutor e que tinha como único objetivo protegê-lo do barro que saltava das patas dos cavalos. Simples assim.
Em 1769 ocorreu o primeiro acidente de carro na história. Felizmente ninguém morreu ou ficou ferido, mas o veículo avariado foi preservado do jeito que ficou após o acidente e está até hoje exposto no Conservatoire Nationale des Arts et Metiers em Paris.
Em 1935 foi instalado na cidade de Oklahoma, nos EUA, o primeiro parquímetro automático do mundo operado por moedas. Taí uma invenção que a gente dispensaria…
48 centímetros é a altura do automóvel mais baixo já construído no mundo. Ele é homologado para andar nas ruas normalmente e se chama “Flatmobile”. Foi construído por um britânico desocupado e meio maluco chamado Perry Watkins. Dá uma olhada na máquina aqui.
O asfalto foi criado com a intenção de tornar as ruas e estradas planas, duráveis e assim evitar tropeços de quem as usava. Mas se engana quem acha que todo esse esforço foi feito por causa dos carros. Originalmente, o público alvo dessa inovação eram os ciclistas, que dominavam esses espaços antes da chegada dos automóveis.
As corridas de Stock Car são muito famosas hoje em dia. Porém, poucos sabem que sua origem vem lá da época da lei seca nos EUA. Como é de conhecimento geral, a lei seca baniu todo e qualquer comércio de álcool no país. Uma lei esdrúxula que, além de não ter dado certo, serviu para enriquecer a máfia e tirar dinheiro do contribuinte americano.
Daí que algumas pessoas que traficavam bebidas na calada da noite modificavam seus carros por conta própria para poderem fugir rapidamente da polícia. Eles eram conhecidos como os “Moonshine Runners”. Isso explica porque a categoria é formada por carros de linha modificados e não modelos especiais.
Por enquanto é isso, hombres! No próximo capítulo falaremos sobre dinheiro.
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