Sonhos lúcidos são quando você sabe que está sonhando enquanto dorme. Você tem consciência de que os eventos passando pelo seu cérebro não estão realmente acontecendo. Mas o sonho parece vívido e real. Você pode até ser capaz de controlar como a ação se desenrola, como se estivesse dirigindo um filme durante o sono. Estudos sugerem que cerca de metade das pessoas podem ter tido pelo menos um sonho lúcido. Mas eles provavelmente não acontecem com frequência, geralmente apenas algumas vezes por ano.
Os sonhos lúcidos são mais comuns durante o sono REM (Rapid Eye Movement), um período de sono muito profundo marcado por movimento ocular, respiração rápida e mais atividade cerebral. Você geralmente entra no sono REM cerca de 90 minutos após adormecer. Ele dura cerca de 10 minutos. À medida que você dorme, cada período REM é mais longo que o anterior, finalmente durando até uma hora.
Neurocientistas não sabem exatamente como e por que os sonhos lúcidos acontecem. Mas eles têm algumas ideias. Por um lado, estudos encontraram diferenças físicas nos cérebros de pessoas que têm e não têm sonhos lúcidos. A parte frontal do cérebro, chamada de córtex pré-frontal — local de tarefas de alto nível como tomar decisões e relembrar memórias — é maior nas pessoas que têm sonhos lúcidos. Isso sugere que aqueles que são mais propensos a ter sonhos lúcidos tendem a ser tipos reflexivos que mastigam pensamentos em suas cabeças.
Um estudo na Alemanha acompanhou a atividade elétrica cerebral em voluntários enquanto eles dormiam. Com base nessas medições, os pesquisadores dizem, o sonho lúcido pode ser uma espécie de “estado intermediário”, em que você não está totalmente acordado, mas também não está completamente adormecido. Alguns cientistas do sono acreditam que os sonhos lúcidos também podem ocorrer fora do sono REM, que muitos acreditavam ser o único momento em que se sonha.
Sonhos lúcidos podem ajudar na sua vida desperta com benefícios como:
• Menos ansiedade: A sensação de controle que você sente durante um sonho lúcido pode permanecer com você e fazer você se sentir capacitado. Quando você tem consciência de que está em um sonho, pode moldar a história e o final. Isso pode servir como terapia para pessoas que têm pesadelos, ensinando-as a controlar seus sonhos.
• Melhores habilidades motoras: Estudos limitados sugerem que pode ser possível melhorar coisas simples como batucar com os dedos mais rápido “praticando” durante o sonho lúcido. A mesma parte do seu cérebro se ativa, seja você imaginando os movimentos enquanto está acordado, seja realizando-os durante um sonho lúcido.
• Resolução de problemas melhorada: Pesquisadores encontraram algumas evidências de que os sonhos lúcidos podem ajudar as pessoas a resolver problemas que envolvem emoção (como um conflito com outra pessoa) mais do que com lógica (como um problema de matemática).
• Mais criatividade: Algumas pessoas participando de estudos de sonho lúcido conseguiram surgir com novas ideias ou insights, às vezes com a ajuda de personagens em seus sonhos.
Sonhar lúcidamente também pode causar problemas, incluindo:
• Menor qualidade do sono: Sonhos vívidos podem acordá-lo e dificultar a volta ao sono. E você pode não dormir bem se estiver muito focado em sonhar lúcido.
• Confusão, delírio e alucinações: Em pessoas que têm certos distúrbios de saúde mental, os sonhos lúcidos podem borrar a linha entre o que é real e o que é imaginado.
Estudos descobriram que você pode ser capaz de aumentar suas chances de sonhar lúcido. Uma maneira de fazer isso pode ser preparar sua mente para perceber detalhes incomuns em seu sonho para alertar a si mesmo de que não é real.
Mais pesquisas são necessárias para saber se algum método pode realmente desencadear um sonho lúcido. Algumas coisas que os pesquisadores tentaram incluem:
• Diário de sonhos: Alguns estudos mostraram que as pessoas tinham mais sonhos lúcidos quando mantinham um registro de seus sonhos, porque estavam mais focados neles. Outras pesquisas descobriram que esses diários não ajudavam por si só, mas poderiam ser úteis quando combinados com outros métodos.
• Técnica de acordar e voltar a dormir: Você acorda após 5 horas de sono, permanece acordado brevemente e depois volta para a cama para tentar entrar em um período de sono REM.
• Indução mnemônica de sonhos lúcidos (MILD): Você acorda após dormir por 5 horas e diz a si mesmo várias vezes que da próxima vez que sonhar, se lembrará que está sonhando. Isso usa a memória prospectiva — o ato de lembrar de fazer algo no futuro — para desencadear um sonho lúcido.
• Remédios: Estudos também se concentraram nos efeitos de vários remédios, como suplementos e plantas medicinais, no sono e nos sonhos. Mas não está claro quão seguros eles são ou quão bem funcionam.
• Dispositivos: Algumas máscaras e faixas de cabeça que têm sons ou luzes podem induzir um estado lúcido. Outros dispositivos podem gravar e reproduzir mensagens usadas na técnica MILD enquanto você está dormindo.
FONTE: WebMD (em inglês)
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais