O homem mais poderoso do mundo (aka “presidente dos Estados Unidos”) não poderia andar num Peugeot 307. Não seria bom para a imagem do país, que já enfrenta uma crise bravíssima, ter seu veículo presidencial fazendo visitas mensais às oficinas de Washington. Obviamente. Por isso a Casa Branca sempre providenciou a seu líder o que há de mais moderno e eficiente no quesito transporte. Confira abaixo a lista que fizemos dos nosso carros presidenciais (ou carruagem, ou ainda mesmo cavalos, em certos casos) preferidos.
George Washington (1789-1797)
Além de ter sido o primeiro presidente constitucional dos Estado Unidos, George Washington também foi comandante do exército na guerra de independência do país e é visto como o pai da pátria pelos americanos. Ele tinha três cavalos. Blueskin e Nelson eram seus favoritos para as batalhas; ambos serviram na revolução. O terceiro era Magnolia, um lindo cavalo Árabe de corrida, conhecido por ser um dos mais rápidos da América. George Washington também utilizava como transporte uma carruagem Penn de 1771, que era conduzida por seis cavalos.
Andrew Jackson (1829-1837)
Andrew Jackson foi o homem que moldou o Partido Democrata moderno. Ele tinha dois cavalos favoritos — Sam Patches e Truxton. O primeiro foi seu cavalo de batalha na Guerra Anglo-Americana de 1812 e durante as Guerras Seminoles. O outro, Truxton, era um cavalo de corrida. Jackson havia apostado muito dinheiro no cavalo pouco antes de ele ser derrotado. Incomodado com isso, Andrew comprou Truxton — e passou algumas horas por dia treinando o cavalo, para que ele pudesse ter sua vingança. Ele conseguiu.
Abraham Lincoln (1861-1865)
Em seu mandato, Abraham salvou a União durante a Guerra Civil Americana e aboliu a escravidão. Esta carruagem acima estava sendo usada por ele na noite em que foi ao Teatro Ford — ele seria assassinado na ocasião. Ela foi comprada anos mais tarde pelos irmãos Studebakers e agora faz parte de seu museu, juntamente com as carruagens de Grant, Harrison, e McKinley.
Theodore Roosevelt (1901 -1909)
Roosevelt foi um presidente de grande influência. Não só por lutar contra empresas corruptas, mas também por sua preocupação em conservar o meio ambiente. Ele criou diversos parques nacionais para preservar a vida selvagem. Roosevelt foi o primeiro presidente a ter um carro. É claro, um carro a vapor. Tratava-se do Stanley Steamer.
Woodrow Wilson (1913-1921)
Woodrow Wilson teve um papel decisivo na Primeira Guerra Mundial — foi sob o seu mandato que os Estados Unidos entraram no conflito. Ele teve o primeiro Cadillac presidencial, um Majestic Series 53. A montadora seria, depois disso, usada por muitos outros chefes de Estado do país.
Franklin Roosevelt (1933-1945)
Franklin Roosevelt foi presidente por quatro mandatos e liderou o país na Segunda Guerra Mundial. Em sua estada na Casa Branca, ele teve ainda outra batalha duríssima — contra a Grande Depressão. Franklin chegou a utilizar o famoso Cadillac blindado 1928 V8 que era de Al Capone antes de ser preso. O carro foi colocado a serviço do governo para proteger o presidente logo após o ataque a Pearl Harbor.
Harry Truman
Roosevelt morreu em abril de 1945, pouco tempo antes do fim da Segunda Guerra Mundial. E quem assumiu a casa Branca em seu lugar foi Harry Truman. Ele foi quem tomou uma das decisões mais difíceis na história do Estados Unidos — a de soltar as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. Duas limusines Lincoln customizadas eram as responsáveis por transportá-lo pelos Estados Unidos.
Dwight Eisenhower (1953-1961)
Durante o mandato de Eisenhower, os Estados Unidos experimentam uma grande prosperidade econômica. Além disso, sua liderança foi essencial durante a Guerra Fria. Eisenhower era um entusiasta por carros — e escolheu para sua festa de posse um Cadillac Eldorado conversível 1953.
Barack Obama (2009-)
Assim que Barack Obama tomou posse de seu primeiro mandato, a Cadillac revelou o veículo mais impressionante desenvolvido por eles até hoje. Com uma tecnologia invejável, ele foi batizado de Beast — a “Besta”. Ele possui um banco de sangue com o tipo sanguíneo do presidente, conta com cilindro de oxigênio, Wi-Fi, telefone via satélite e uma linha direta com o vice-presidente e com o pentágono. O sistema de defesa conta com uma blindagem que resiste a ataques de granadas, sistema de visão noturna avançado, câmeras, shotguns, bombas de gás lacrimogêneo e pneus reforçados com kevlar, entre outras coisas. É sem dúvida um dos lugares mais seguros do país.