O deslocamento lateral tem a mesma finalidade do Carioca/Samba: fortalecer algumas musculaturas pouco estimuladas durante a corrida que irão te ajuda a ter uma melhor estabilidade das articulações. Principalmente se você é um corredor de rua e costuma enfrentar diferentes tipos de terrenos.
Mas então, por que utilizar esse movimento em vez do Carioca? Pelo simples fato de que ele é mais fácil e, por isso, permite uma maior velocidade e consequentemente troca de direção.
A troca de direção é um fator fundamental de ser treinado para todos os praticantes de corrida ou de outros esportes que possuem paradas e trocas de direção bruscas, como, por exemplo, o futebol.
A maioria das lesões de entorse ocorre quando o jogador está indo em uma direção e necessita mudar rapidamente a força para outro lado. Como sua musculatura não está forte o suficiente para suportar, essa tensão acaba sendo transferida para o ligamentos que eventualmente não conseguem estabilizar e geram uma lesão.
Com certeza você já viu alguém praticando o deslocamento lateral. Basta trotar lateralmente, como no Carioca/Samba, só que sem cruzar as pernas.
Para desenvolver esse exercício, podemos utilizar uma progressão quase que infinita dependendo do objetivo da pessoa.
Se você pratica um esporte em que a troca de direção é muito solicitada (ex: futsal), podemos começar com a seguinte progressão:
Ou gerando um deslocamento, o que é excelente para grandes turmas:
Para um praticante de corrida de longa distância podemos trabalhar com deslocamentos mais focados no fortalecimento em si e menos na funcionalidade para a modalidade. Para isso realize uma progressão simples:
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais