O amor está no ar, mas em datas diferentes ao redor do globo. Enquanto grande parte do mundo celebra o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, no Brasil, comemoramos o amor em 12 de junho. Por que há essa diferença?
Valentine’s Day: a comemoração mundial
A celebração do amor no dia 14 de fevereiro, conhecida como Dia de São Valentim ou Valentine’s Day, tem suas origens na Roma antiga. A festividade da Lupercalia, celebrada entre 13 e 15 de fevereiro, foi adaptada pela Igreja Católica como uma forma de cristianizar as celebrações locais.
São Valentim, um bispo da época, era conhecido por realizar casamentos secretos para os soldados, que, segundo a lei romana, não podiam se casar. Desta maneira, o dia 14 de fevereiro, data da morte de São Valentim, passou a ser associado ao amor e à união.
➤ LEIA MAIS: 15 ideias de presente para dar à sua namorada neste Dia dos Namorados
Dia dos Namorados no Brasil: vendas e Santo Antônio
O Brasil, por outro lado, não seguiu a tradição de São Valentim. A escolha da data do Dia dos Namorados no Brasil tem uma explicação comercial. A data foi instituída em 1948 pelo publicitário João Doria, pai do atual político João Doria Jr.
Na época, Doria foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de aumentar as vendas no mês de junho, que era considerado fraco para o comércio.
O Dia dos Namorados brasileiro foi então estabelecido no dia 12 de junho por ser véspera do Dia de Santo Antônio (13 de junho), conhecido popularmente como “Santo Casamenteiro”. A data logo foi adotada por outras lojas e se popularizou por todo o país, tornando-se a segunda data comemorativa que mais movimenta o comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal.
➤ LEIA MAIS: 16 presentes que todo homem gostaria de ganhar no Dia dos Namorados
Similaridades e diferenças nas comemorações
Apesar da diferença nas datas, a essência do Dia dos Namorados no Brasil e do Valentine’s Day ao redor do mundo é similar. Ambas as celebrações envolvem expressar o amor e a apreciação por nossos parceiros, muitas vezes com presentes, jantares românticos e gestos de afeto.
No entanto, enquanto o Valentine’s Day é muitas vezes celebrado com a presença de amigos, familiares e casais, o Dia dos Namorados no Brasil é focado principalmente nos casais de namorados, noivos e casados, tornando a celebração mais íntima.
➤ Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias semelhantes em destaque no site do El Hombre.