Um dos melhores hábitos para cultivar em nossas vidas é ter um diário de bordo. Ou seja, um registro dos acontecimentos mais importantes do dia e outras reflexões relevantes. Me dei conta disso, pela primeira vez, ao ler uma matéria no blog americano The Art of Manliness citando grandes homens adeptos do diário, como:
Fui me aprofundar no tema. Vi que Andy Warhol, Ernest Hemingway, Kurt Cobain, George Lucas, Thomas Edison, Beethoven, Leonardo da Vinci e outros gênios também faziam isso. Não poderia ser uma coincidência. Se eles todos faziam, é porque tem alguma coisa aí.
De fato, um diário de bordo proporciona diversos benefícios à nossa vida, segundo a ciência. Os estudos indicam que ele nos ajuda a:
Muitas pessoas negligenciam esse hábito poderoso, do diário de bordo, por não saberem sobre o que escrever nele. Se você está neste grupo, saiba que existem várias possibilidades, entre as quais:
1# IDEIAS: A nossa memória é limitada. Uma ideia que você teve hoje, se não for colocada logo em prática, provavelmente será esquecida em poucos dias. Ao manter um diário pessoal, é possível registrar pensamentos que merecem a sua atenção futura.
2# CONQUISTAS: Enquanto as nossas falhas e erros (que são algo natural da vida) ficam vívidos em nossa lembrança por muito tempo, é fácil esquecermos das conquistas. Relembrar os nossos acertos é ótimo para a autoconfiança.
3# OBJETIVOS: Ao anotar os seus objetivos e planos, a chance de você concretizá-los é bem maior. Inclusive existe um estudo que provou isso.
4# TAREFAS: Ter uma lista de tarefas é algo que ajuda (e muito) a organizar a nossa vida. O diário de bordo é um lugar perfeito para gerenciar seus afazeres.
5# APRENDIZADO: Escrever as coisas ajuda no aprendizado, pois obriga você a se focar no pensamento. Sendo assim, você pode anotar as lições relevantes adquiridas ao longo da vida e revê-las sempre que quiser.
Essa é a parte mais difícil: como adotar o hábito? Faz parte da natureza humana começar as coisas e não terminá-las.
Mas é tudo uma questão de planejamento e força de vontade. Não fique desmotivado se, por alguma razão, você começar a escrever e esquecer durante um tempo. É melhor voltar do que desistir de vez.
O ideal é manter um diário de bordo sempre ao seu lado — pode ser até um simples bloco de notas — para não deixar os pensamentos importantes do dia passarem batido. Você também pode reservar 15 minutos do dia, por exemplo antes de dormir, para rever as anotações do dia e acrescentar o que achar mais necessário.
Concluindo? Não tenha medo de colocar seus pensamentos no papel. Isso vai trazer mais clareza mental a você e ajudá-lo a crescer como pessoa. Lembre-se de que você estará na excelente companhia de nomes como Hemingway, da Vinci e Beethoven.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais