Enquanto vemos os celulares e a internet ganharem um papel fundamental no nosso dia-a-dia, uma tendência já corre ao lado do avanço da tecnologia. A digitalização de lojas e serviços vêm ditando uma nova era para quem está começando a empreender. Por isso, é importante ficar antenado nas novidades.
Com essa migração do ambiente físico para o digital, algumas ferramentas vêm ganhando mais influência sobre o mundo online. As redes sociais, por exemplo, têm um status cada vez maior na vida dos consumidores e estudos apontam que o e-commerce tende a crescer ainda mais.
Cada meio de comunicação possui particularidades no seu uso e na forma de divulgar conteúdo. Por isso, separamos aqui algumas dicas de como cada rede social pode ajudar a alavancar o seu negócio e qual é a melhor forma de explorá-las.
Uma rede social que prioriza os acontecimentos mais recentes e informações em tempo real, o Twitter é uma das plataformas mais dinâmicas da internet. Por conta disso, é uma ótima forma de “hitar” (viralizar um conteúdo) com uma propaganda criativa e conseguir mais seguidores.
Por conta do alto engajamento dos usuários dessa rede, o Twitter se torna uma alternativa boa para quem quer expandir a sua marca e alcançar públicos novos. Contudo, essa pode ser uma plataforma um tanto nichada, que foca bastante em temas específicos. Então, cabe uma avaliação se vale a pena para seu negócio investir nessa rede.
Outra opção de meio de comunicação mais dinâmico é o Instagram. Você pode aproveitar a ferramenta dos “stories” para mostrar o cotidiano, divulgar promoções e promover conteúdo. Além disso, é uma forma de atualizar seus seguidores diariamente e atrair consumidores em potencial.
Também é uma boa ideia criar posts para Instagram, explorando bem o design deles e cuidando tanto da arte quanto do conteúdo. Uma dica de ouro é fazer bom uso das hashtags (#), escolhendo palavras chaves relacionadas ao seu negócio. Assim, o alcance e o engajamento das postagens podem aumentar ainda mais!
Apesar de não ser mais tão usado quanto era antigamente, o Facebook possui ótimas alternativas de anúncios com custos relativamente baixos, o que pode ser algo atrativo para ampliar a divulgação da sua empresa.
Se você conseguir um bom engajamento nessa plataforma, o Facebook pode ser uma ótima ferramenta para firmar a presença digital do seu negócio em novos meios de comunicação.
Podemos até considerar que o WhatsApp não tenha as mesmas facilidades de divulgação como as de outras redes sociais. Porém, ele pode ser uma extensão útil de digitalização do seu negócio, podendo ser utilizado como uma ferramenta para se aproximar dos seus clientes.
Dentro dessa plataforma, é possível ter conversas e negociações mais personalizadas e divulgações de outras redes sociais. Só tome cuidado com interações invasivas demais, pois o WhatsApp é uma plataforma mais pessoal do que as outras.
Nos últimos tempos, conteúdos em forma de vídeos vem sendo cada vez mais consumidos e compartilhados. Assim, você pode considerar a produção de diversos formatos para redes como o TikTok e o Youtube.
Para isso, é necessário criar algo criativo, que siga as tendências das plataformas mas que se diferencie do conteúdo padrão. Alimente seu perfil com formatos diversos e siga as sugestões dos seguidores para evoluir o padrão do seu canal.
Caso o processo de digitalização do seu negócio esteja ocorrendo bem, você pode avaliar a criação de um canal de venda exclusivo da sua empresa. Assim, é possível usar as redes sociais para propaganda/divulgação e sua plataforma para finalizar a comercialização.
Mas antes de seguir essa ideia, existem algumas regras que precisam ser seguidas. Avalie bem essa opção antes de seguir progredindo com a digitalização do seu negócio.
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