Filmes & Séries

Diretora de “Caminhos da Memória” revela curiosidades do filme

Compartilhe

Caminhos da Memória estreou na última quinta-feira (19) nos cinemas brasileiros e mostra em sua produção um cenário futurista de uma Miami submersa.

A equipe de efeitos especiais trabalhou muito para criar a atmosfera necessária para o filme, e a diretora Lisa Joy contou detalhes sobre o processo de produção e as dificuldades enfrentadas pelo elenco durante a gravação do filme. Conheça 12 curiosidades e fatos sobre Caminhos da Memória:

1# ÁGUA E MAIS ÁGUA

Para criar as águas submergindo gradualmente da versão de Miami para o filme foi necessário construir uma área com cerca de 400 metros ao redor de uma parte de um parque temático abandonado, com 300 sacos de areia, para em seguida, inundar o conjunto com 500.000 galões de água (tingidas para se parecer com a água do oceano).

2# PARQUE DE DIVERSÕES

O parque de diversões utilizado pelos cineastas era abandonado e tinha se tornado um lar para a vida selvagem. Foi necessário chamar o departamento de controle de animais durante a construção e as filmagens, pois Javalis, crocodilos e cobras boca-de-algodão foram capturados e depois realojados longe dos humanos.

3# SURPRESA!

Durante as filmagens de Caminhos da Memória, uma sequência foi filmada em um trem ativo com compartimentos especiais atribuídos à produção. Com um cronograma apertado e quartos ainda mais apertados, Hugh Jackman e a tripulação permaneceram no trem – sem desembarque e embarque novamente entre as filmagens. Jackman trocou de roupa no trem em movimento e às vezes era visto por passageiros surpresos quando as portas do trem se abriam para os passageiros que aguardavam.

4# SEM RECLAMAR!

No filme, o personagem de Jackman é ameaçado de afogamento e, como resultado, o ator passou horas com a cabeça mantida sob a água, “Sem nunca reclamar”, contou a diretora.

5# ELENCO UNIDO

Entre as tomadas de gravação de Caminhos da Memória, o elenco se manteve unido, promovendo alguns momentos de leveza e descontração. Daniel Wu, por exemplo, ensinou a Lisa Joy “novos palavrões que fariam minha mãe se envergonhar”. Cliff Curtis manteve as coisas leves por meio de pop-and-locking (movimentos de hip hop e funk).

6# CENÁRIOS DIFERENTES

A emocionante sequência de perseguição com Bannister (Hugh Jackman) e Booth (Cliff Curtis) foi filmada em três cenários e locações diferentes. Os personagens lutam em uma escola de música que está afundando, com um piano de cauda ornamentado fazendo seu papel. Um dos sets foi inundado até a altura do joelho, e a parte subaquática foi filmada dentro de uma piscina usada por uma escola de mergulho. Três pianos foram usados, pois a água começou a destruir as pernas de madeira dos instrumentos.

Bastidores de “Caminhos da Memória”

7# A INSPIRAÇÃO

Parte da inspiração de Lisa Joy para Caminhos da Memória foi a descoberta de uma foto de seu falecido avô, parcialmente desvendando um mistério familiar nunca resolvido. Até aquele momento, Joy nunca soube o que significava o apego de seu avô ao nome “Suki Lin” – a foto descoberta, velha e enrugada pelo tempo, era de uma mulher, com o nome “Suki Lin” escrito no verso.

8# TANQUE AQUECIDO

O tanque de reminiscências foi especialmente construído e pesava mais de 680 quilos. A água do tanque era filtrada e aquecida a 36ºC para o conforto dos atores. Tanto Hugh Jackman quanto Rebecca Ferguson foram filmados no tanque, além de Angela Sarafyan e vários outros.

9# DRENAGEM DA ÁGUA

Para os negócios da Bannister & Associates, a produção transformou um quarteirão inteiro no French Quarter de New Orleans. A rua foi inundada com 30 centímetros de água para as filmagens, mas teve que ser drenada a cada duas horas para atender aos regulamentos da cidade.

10# A SORTE ESTAVA LANÇADA

Hugh Jackman distribuía bilhetes de loteria para o elenco e a equipe do filme todas as sextas-feiras.

11# NEW ORLEANS LAKEFRONT AIRPORT

A produção de Caminhos da Memória usou o “New Orleans Lakefront Airport” como o “Miami-Dade Courthouse”, explorando sua ornamentada arquitetura Art Déco. O prédio é um dos poucos terminais Art Déco ainda de pé nos Estados Unidos e continua passando por reformas para corrigir as modificações feitas ao longo dos anos, bem como os danos sofridos durante o furacão Katrina.

12# ENGUIAS DE VERDADE!

Durante a sequência do filme em que Nick Bannister (Hugh Jackman) é ameaçado de afogamento por Saint Joe (Daniel Wu), a cabeça de Bannister é mantida debaixo d’água em um tanque de enguias. Cinco enguias vivas foram utilizadas para filmar a sequência.

SINOPSE DE “CAMINHOS DA MEMÓRIA”

Nick Bannister, um investigador particular da mente, navega pelo mundo obscuro e fascinante do passado, ajudando seus clientes a acessar memórias perdidas. Vivendo às margens da costa submersa de Miami, sua vida muda para sempre quando ele decide atender uma nova cliente, Mae. Um simples caso de “achados e perdidos” torna-se uma perigosa obsessão. Enquanto Bannister luta para descobrir a verdade sobre o desaparecimento de Mae, ele descobre uma violenta conspiração, o que o leva a ter que responder à inevitável pergunta: “até onde você iria para proteger aqueles a quem você ama?”.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Erik Wallker

É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais