Eis que recebemos um convite do pessoal da Jaguar Land Rover Brasil para comparecer ao Dynamic Tour Range Rover, um evento sensacional que aconteceu no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, onde pudemos conhecer melhor a família de gigantes inglesa formada por Range Rover, Range Rover Evoque e Range Rover Sport.
A experiência incluiu dirigir o Range Rover Sport de 510 cavalos na pista e o Evoque de 240 também na pista e em seguida em um percurso que simulava situações offroad.
Apesar de já conhecer os carros e saber do que são capazes, testá-los pessoalmente é incomparável.
Veja o resumo de como foi o evento:
O JAGUAR XF
Você deve estar pensando: “Onde é que o Jaguar se encaixa então?” Eu explico.
Já que iríamos conhecer a família Range Rover da Land Rover no evento, nada mais justo do que conhecer também um pouco da outra marca do grupo, a Jaguar.
Então pegamos o XF emprestado para ir até Mogi Guaçu. Foram pouco mais de duas horas de estrada na ida e mais duas na volta. Além disso, pudemos passear com a máquina pelo resto do sábado e domingo também.
Apesar de ser um sedã premium, o Jaguar XF lembra bem um coupê, pois o modelo segue a nova linguagem de design da marca, dando uma cara mais esportiva e dinâmica ao veículo e desmistificando aquela ideia de que Jaguar é carro de “tiozão”.
O motor V6 de 3.0 litros Supercharged entrega 340 cavalos de potência, que somados ao câmbio ZF de oito velocidades transformam o XF em um pequeno foguete.
Através do JaguarDrive SelectorTM , um botão giratório que faz o papel de alavanca de câmbio que se “levanta” quando o carro é ligado, é possível selecionar além do D (Drive), o S (modo de direção esportiva), que deixa o acelerador mais sensível e realiza as trocas de marcha em rotações mais altas.
Além do modo esportivo, que deixa o carro um pouco mais agressivo, há também o sistema Jaguar Sequential ShiftTM, que são as borboletas atrás do volante que permitem a troca de marcha manualmente. As trocas são feitas com precisão e sem solavanco algum.
Fazer curvas em alta velocidade com o XF é quase uma arte. Alias, rodar com ele em alguma curva deve ser uma tarefa difícil – se não impossível.
Isso porque o principal módulo de controle do XF possui funções como “Ajuda para Frenagem de Emergência” (EBA), “Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem” (EBD), “Sistema Antitravamento de Frenagem” (ABS), “Controle de Tração Mediante Intervenção em Motor e Freios”, “Controle Dinâmico de Estabilidade” (DSC) e “Controle de Frenagem em Curvas” (CBC).
E, pela primeira vez, o XF inclui o “Sistema Dinâmico de Estabilidade Anticapotamento”, projetado para reduzir a perda de aderência mediante intervenção no regime do motor e no sistema de frenagem para desacelerar o carro e ajudar a restabelecer a aderência nas rodas dianteiras.
Ou seja, com uma máquina dessas até o mais amador dos motoristas sentiria segurança para se arriscar em curvas e ultrapassagens em alta velocidade.
O LUXO
Agora, deixando toda essa tecnologia e performance de lado, luxo é outra coisa que o Jaguar XF tem de sobra. Além de extremamente confortável, o carro possui um acabamento impecável com couro em tudo quanto é canto e alguns detalhes em madeira e alumínio.
Seu sistema multimídia conta com entradas USB e auxiliar, além de conectividade via Bluetooth que reconhece seu smartphone assim que você entra no carro. O sistema de som é surpreendente e faz parecer mais fácil ficar surdo do que chegar a distorcer a música.
Sua tela de navegação ainda não é um Waze da vida, mas funciona muito bem e pode te guiar com comandos de voz claros e fáceis de entender.
Outra coisa que é bem útil na cidade é dirigir com o modo econômico ativado, que, além de poluir menos, economiza combustível. Como funciona? Toda a vez que você para o carro por completo – como num semáforo, por exemplo – o motor desliga e só volta a funcionar instantaneamente quando o motorista tira o pé do freio.
Genial, não?
Por fim, um detalhe do carro que pode parecer simples e que muitos não pensam, é a possibilidade de salvar a configuração do ajuste do banco do motorista, podendo gravar duas posições diferentes para o banco.
Não tem coisa melhor do que entrar no carro após alguém ter usado e, com apenas o apertar de um botão, ter seu banco ajustado automaticamente para a posição pré-definida por você.
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