Duna está em cartaz em todos os cinemas brasileiros, e, no seu primeiro final de semana de estreia já levou mais de 240 mil telespectadores para conhecer a aventura épica de Denis Villeneuve.
Baseado no best-seller de Frank Herbert, o filme conta com a participação de um elenco estelar, incluindo Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Zendaya, Jason Momoa e outros grandes atores. Conheça 10 fatos e curiosidades sobre os bastidores e a produção de Duna:
O corroteirista, produtor e diretor de Duna, Denis Villeneuve, descobriu o romance de Frank Herbert, que explora a relação da humanidade com a natureza, na adolescência, quando ele pensava em se tornar um cineasta ou biólogo.
Ao se preparar para seu papel como o chefe da Casa Atreides, Duque Leto, o ator Oscar Isaac encontrou inspiração nos filmes de Toshiro Mifune, um dos pilares dos filmes de Akira Kurosawa, que muitas vezes interpretou uma figura forte e poderosa.
O personagem de Paul Atreides tem cerca de 15 / 16 anos durante os eventos que acontecem na adaptação de Denis Villeneuve. O ator Timothée Chalamet, que interpreta Paul no filme, tinha 23 anos durante as filmagens, mas, de acordo com Villeneuve, “Paul é uma alma velha. Timothée, na câmera, parece um adolescente, então essa foi a combinação perfeita”.
O personagem de Josh Brolin, Gurney Halleck, não é apenas o Mestre de Guerra da Casa Atreides e um artista com uma espada, ele também é um poeta e toca um pequeno instrumento de cordas chamado baliset.
Para retratar o sinistro Barão Vladimir Harkonnen em Duna, o ator Stellan Skarsgård, quase irreconhecível no papel, passava quase oito horas antes das filmagens a cada dia com as equipes de figurino, cabelo, maquiagem e próteses, a fim de se parecer com o personagem;.
Em uma entrevista de 1976, a atriz Charlotte Rampling, que interpreta a Reverenda Madre Mohiam em Duna, de Denis Villeneuve, apareceu no “Desert Island Discs” da BBC e disse que o romance Duna seria sua escolha para um livro sobre uma ilha deserta.
O personagem Dr. Liet Kynes é um homem no romance Duna. No entanto, Denis Villeneuve e o roteirista Jon Spaihts mudaram o papel para a atriz Sharon Duncan B. Brewster, com o objetivo de infundir modernidade e um elemento adicional de empoderamento feminino para a história, um movimento que eles sentiram que o autor Frank Herbert endossaria.
A atriz, cantora e modelo Zendaya, que estrela Duna como a Fremen Chani, uma figura enigmática que aparece para Paul Atreides em seus sonhos, se dedicou a aprender a pronúncia do vocabulário intrincado da história, não apenas para sua performance, mas para ser perfeito para os fãs do romance seminal.
O design dos ornitópteros – uma nave semelhante a um helicóptero que serve como meio frequente de transporte no filme – determinou que, embora voe como um pássaro, sua aparência seria inspirada principalmente por uma libélula.
O compositor Hans Zimmer foi inspirado pelo cenário de outro mundo de Duna e decidiu que em vez de usar instrumentos familiares para a partitura, ele “criaria” instrumentos que iriam produzir sons igualmente sobrenaturais. Para conseguir isso, ele criou instrumentos de sopro e filtrou faixas improvisadas de guitarra e violoncelo e até trabalhou com a voz humana, manipulando-as para produzir, em última instância, paisagens sonoras desconhecidas.
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais