A dura vida no Flamengo de Camarões

Compartilhe

Uma história curiosa e interessante, cheia de ligações com o Brasil. Do outro lado do mundo, numa cidade minúscula, de um país que será adversário da seleção canarinho na Copa do Mundo, existe um Flamengo.

Isso mesmo: um Flamengo e ainda com o mesmo uniforme do clube da maior torcida brasileira. Fica na cidade de Lomié, no interior de Camarões.

Trata-se do AS Flamengo Lomié. O time disputa a terceira divisão do futebol camaronês e foi criado pelo engenheiro Noel Hubert Mekan, em 2011. Noel é apaixonado pelo Mengão carioca e mora no Rio de Janeiro desde 1993.

“Fiquei emocionado com o Flamengo quando cheguei ao Brasil e, como sou apaixonado por futebol, resolvi criar um clube na minha cidade para ajudar as crianças”, disse Noel ao El Hombre.

O primo pobre do Fla tem muitas dificuldades. A grama do campo não existe; o time joga em um famoso terrão. Todos os uniformes e aparatos foram enviados por Noel, que agora no Brasil, viaja de tempos em tempos para Lomié para dar força ao seu time.

Por aqui, ele procura patrocínio e chegou a ir até a sede do Flamengo original para tentar alguma ajuda, mas não obteve sucesso.

“A gente faz o que pode para a paixão pelo futebol brasileiro e pelo meu Flamengo ficar viva em Camarões. É difícil, mas a gente tem uma recompensa que é mostrar o Flamengo para meus conterrâneos. E nosso sonho é disputar a primeira divisão do nacional, igual ao time brasileiro”, disse o simpático Noel, que sabe, no entanto, dividir seu amor futebolístico.

“Amo o Brasil, mas na Copa do Mundo sou torcedor de Camarões. E imagino que meu país vai dar trabalho, apesar de vocês serem favoritos”, afirmou Noel, que tem ainda outra convicção: “Se jogasse o meu Flamengo contra o Flamengo do Brasil, o de Camarões ia ganhar, pode ter certeza! [rs]”

Noel, ao centro com a camisa do Flamengo, e seus atletas
O time está na terceira divisão do futebol camaronês
Segundo Noel, o Flamengo brasileiro negou ajuda ao seu time

Brasil e Camarões se enfrentam no dia 23 de junho, às 17h, em Brasília, pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo

Felipe Piccoli

Felipe Piccoli é especializado em jornalismo esportivo desde 2008. Com passagens pela Rádio Bandeirantes e pelo jornal Marca Brasil, hoje ele é coordenador de reportagem da Band.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais