InícioAtitudeCarreiraÉ freelancer e não quer ficar no vermelho? Saiba 5 dicas!

É freelancer e não quer ficar no vermelho? Saiba 5 dicas!

Senhores, dias atrás selecionamos 15 ideias de pequenos negócios para investir em 2022. Porém, se você está pensando em ser um freelancer, é importante saber de todos os detalhes. Principalmente os financeiros! Atualmente ser freelancer é uma boa opção. Mas é importante que você tenha ciência de uma coisa: para entrar nesse ramo, é preciso ao menos ter um planejamento financeiro, mesmo que mínimo.

De acordo com uma matéria no site Men’s Health, ser freelancer pode ser uma “rota de fuga” do bem. Mas para evitar complicações financeiras, é preciso antes de mais nada colocar na ponta do lápis suas despesas mínimas, como aluguel, contas básicas e alimentação. Além disso, esteja ciente de que regalias terão que ser cortadas, pelo menos temporariamente.

Se você quer se tornar um freelancer e ainda não tem um orçamento, é melhor fazer um. Nos primeiros meses existem altos e baixos, então terá tempos que terá mais grana, e outros nem tanto. E mesmo que a renda oscile entre altos e baixo, suas despesas sempre permanecem as mesmas. Por isso, é importante se planejar!

Confira 5 dicas que todo freelancer deve saber para traçar um plano financeiro de sucesso e não ficar no vermelho:

1# MANTENHA IMPOSTOS E CONTAS NA LINHA

Você não quer começar nessa nova área com problemas, não é mesmo? Por exemplo, os impostos devem ser vistos como parte integrante do seu planejamento financeiro. O ideal é ter um contador por perto (ou quem conheça do assunto) para melhor orientá-lo nos processos tributários, assim como declarar renda e etc.

2# TENHA UM FUNDO DE EMERGÊNCIA

Saiba que ao trabalhar de freelancer sua renda será instável, principalmente no início. Por isso considere aumentar o tamanho do seu fundo de emergência sempre que for possível. Não pense nisso como um fracasso, e sim como se estivesse dando a oportunidade de permitir que seu negócio voe mais longe.

3# CONTE COM A AJUDA DE PESSOAS PRÓXIMAS

Não tente mudar do ramo integral para o freelancer de forma anônima. Converse, troque ideia com quem você confia e quer o seu bem. Estas pessoas podem te ajudar de diversas formas, desde o lado financeiro ao processo psicológico. Afinal de contas, é sempre bom contar com a visão e o apoio de alguém de fora.

4# VIDA FINANCEIRA PESSOAL X VIDA FINANCEIRA COMERCIAL

Tenha em mente que é importante separar seus gastos comerciais com os pessoais. Talvez seja interessante apostar em uma conta corrente para seu negócio, assim canalizando as despesas e os lucros somente nela. O importante é não misturar vida pessoal com a comercial, isso pode afetar (e muito) a prosperidade do seu negócio.

5# PENSE NO SEU FUTURO!

Mesmo trabalhando como um freelancer, é extremamente importante pensar no seu futuro. Uma das coisas a se colocar em prática é abrir uma conta de aposentadoria, na qual todo mês você aplique um valor. Dessa forma você consegue garantir uma vida mais tranquila quando sentir que está chegando na hora de parar.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Erik Wallker
Erik Wallker
É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.