Você já deve ter reparado, ao comprar um perfume, que eles apresentam uma classificação diferente: eau de parfum (EDP) ou eau de toilette (EDT). Mas o que significam, afinal, essas siglas?
Elas representam a taxa de concentração da fragrância pura na composição do perfume. Essa é uma questão importante, porque vai influenciar, entre outra coisas, no tempo de fixação da fragrância na sua pele.
Os perfumes EDP costumam ter na faixa de 15% a 25% de concentração, o que é um índice alto. Por isso a sua fixação é longa, variando de 8 a 10 horas, normalmente. (Só lembrando que os ingredientes também possuem uma influência nessa questão do tempo.)
Mas fique esperto, porque o eau de parfum é mais indicado para o uso à noite ou em dias frios. Ele tende a ficar forte demais quando exposto ao calor.
Sua concentração gira em torno de 8% a 10%, proporcionando uma fixação de 6 a 8 horas no corpo, em geral.
O EDT é o tipo de perfume mais versátil para se usar no Brasil, já que somos um país tropical. Combina com dia ou noite, frio ou calor. Ele também tende a ser mais barato do que o EDP, devido à concentração menor da fragrância pura.
Existe ainda uma terceira classificação que é usada nos perfumes brasileiros: deo colônia. Ela é semelhante ao EDT, chegando a até 10% de essência concentrada. Sendo assim, também vai variar de 6 a 8 horas a fixação, normalmente.
Então por que algumas marcas nacionais chamam seus perfumes de “deo colônia” em vez de EDT? É uma questão mais empresarial, que envolve burocracias e tributação. Mas na essência, ambos são bem semelhantes.
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais