No segundo dia de São Paulo Fashion Week encontramos o Kadu Dantas pelos corredores.
O cara é um dos maiores blogueiros de moda masculina no Brasil. Seu blog – Blog do Kadu – é estiloso ao extremo e cheio de dicas valiosas para nossos armários.
Dá uma passada lá e você vai ver o que estamos falando.
Então aproveitamos para bater um papo com o jornalista e pegar umas dicas básicas.
Confere aí o que ele nos disse:
Kadu, qual sua peça e/ou acessório preferido?
Bom, a minha peça preferida do guarda-roupas é uma boa camisa branca e o acessório que eu gosto muito, mas que os homens no Brasil não tem tanto costume de usar, é o lenço de bolso (confira nosso guia de pocket square aqui).
Eu acho que esse é um dos acessórios mais masculinos que existe. Por isso deveríamos resgatar esse costume aqui no Brasil também. Lá fora todos os homens elegantes usam.
E qual a peça que não pode faltar no guarda-roupas de um homem?
A camisa branca. Essa peça eu acho que tem que ter no guarda-roupas de qualquer homem, porque é fácil e versátil. Você consegue combinar desde a alfaiataria até o jeans com tênis.
Quais são as tendências da moda masculina para os próximos meses?
Eu acompanhei os últimos desfiles internacionais da semana de moda masculina que aconteceu em junho e uma unanimidade são os chinelos e sandálias para homens que você pode agora usar não só na praia ou em finais de semana.
É possível compor um look desde alfaiataria completa com chinelo de couro com materiais mais nobres, até as famosas birkenstocks, que são aqueles chinelões como solado de cortiça e tiras de couro que são ideais para o final de semana.
Outra tendência também que vem bem forte são as meias, que saíram dos looks de terno e gravata ou passeio completo e vieram para o dia a dia. Então as temidas meias também podem ser usadas com bermudas, inclusive as meias finas que se usa mais com sapato social.
Além disso, teremos bastante estampas geométricas, proporções amplas, ou seja, as roupas não estão mais tão justas, a calça não é mais skinny, ela já é um pouco mais larga. É uma releitura, na verdade, dos anos 90, mas com um ar mais novo, mais moderno.
Acho que estas serão as tendências básicas para a próxima estação.
Quanto aos erros, qual o maior equívoco que você vê os homens cometendo hoje ao se vestirem?
Eu acho que o maior erro na moda masculina é não respeitar as proporções do corpo, porque geralmente quem escolhe a roupa é a mulher, a namorada.
Homem tem preguiça de provar e na hora de usar a peça de roupa não fica boa por quê? Porque a proporção está errada, e aí quando a pessoa se olha não espelho ela não se sente bem.
Então eu acho que o maior erro é a preguiça. O homem que quer se vestir bem e quer estar elegante precisa dedicar um tempo sim para ver se a roupa caiu legal, se está certo no ombro e se a proporção está correta. Porque é isso que deixa o look feio, é você não prestar atenção aos detalhes e no seu corpo.