Hoje a alimentação saudável e o emagrecimento são temas amplamente discutidos quando pensamos em qualidade de vida, melhora da autoestima e longevidade. A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2025 estima que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estarão acima do peso. Desses, 700 milhões de indivíduos com obesidade. Isso nos faz refletir sobre a importância de falar do processo de emagrecimento.
E por que emagrecer é algo tão desejado, mas apenas uma parcela pequena das pessoas realmente consegue alcançar esse feito?
A resposta é simples: emagrecer não se trata apenas do que se come. É um processo mais complexo e envolve uma série de outros aspectos negligenciados no nosso dia a dia.
A ideia de que basta comer menos e fazer mais exercício físico é restrita e não leva em consideração a mudança de comportamento alimentar, a construção de uma relação saudável com a comida, autoconhecimento, autorresponsabilidade, crenças limitantes e tantos outros fatores que podem ser determinantes nesse processo.
Então você deve estar se perguntando, onde estou errando?
Para te ajudar nessa reflexão, eu trouxe aqui 3 pontos importantes que você provavelmente deixa passar despercebido e que podem estar travando o seu emagrecimento:
1# FALTA DE ROTINA ALIMENTAR
As rotinas, de forma geral, promovem a repetição diária de comportamentos que ajudam o seu organismo a funcionar melhor. Ela auxilia a diminuir os níveis de estresse e ansiedade, além de aumentar a sua segurança, uma vez que você controla com mais eficiência os imprevistos do dia a dia.
O seu cérebro se acostuma com a rotina alimentar e, sabendo quais são os horários em que você se alimenta diariamente, não precisa alertar o organismo para situações inesperadas.
Sendo assim, quando você não tem rotina, é mais difícil ter controle do que come. Possivelmente, você não consegue manter um padrão de refeições e horários. Assim, na maioria das vezes, você não sabe quando comer, quanto comer e o que comer, o que aumenta a sua vontade de beliscar o dia todo.
Sem rotina, você está à mercê da dúvida, do improviso e da falta de planejamento. Isso mesmo, você acaba resolvendo as coisas na última hora e a escolha normalmente é por opções rápidas e não tão adequadas para quem quer emagrecer.
2# FALTA DE AUTOCONHECIMENTO
O autoconhecimento é um processo de reflexão que possibilita que você identifique as causas reais das suas dificuldades e, a partir daí, possa mudar sua condição com atitudes que vão de encontro aos seus objetivos (como emagrecer, por exemplo).
Talvez você deva estar se perguntando: mas o que o autoconhecimento e minhas questões emocionais têm a ver com a minha dificuldade em emagrecer?
Pois é, existe uma relação importante entre as questões emocionais e a dificuldade em emagrecer. Isso acontece porque muitas vezes você não conhece a fundo a causa da sua ansiedade, da sua tristeza, da baixa autoestima e/ou do seu estresse. Não se aprofunda o suficiente para entender a origem desses sentimentos, quais alimentos costuma recorrer nessas condições e o que sente quando os consome. É preciso reconhecer seus desejos alimentares e entender quando usa a comida para preencher as questões emocionais.
A sua saúde física está diretamente relacionada a sua saúde emocional e ambas são indispensáveis para o emagrecimento sustentável. Quanto maior for o seu conhecimento sobre você mesmo, maior será a sua transformação nesse processo.
3# IMEDIATISMO
Esse é um erro comum e que muitas pessoas cometem. Querer mudanças rápidas, que tragam resultados imediatos, sem levar em consideração qual será o caminho percorrido até alcançar esse objetivo e muito menos se haverá consequências à sua saúde a longo prazo.
Será que isso funciona mesmo? Vamos fazer uma reflexão:
- Há quanto tempo você está acima do peso?
- Quantos anos da sua vida não se preocupou com o que comia?
- Quantos anos passou sem praticar exercício físico e sem cuidar da saúde emocional?
Tenho certeza de que algumas ou todas as respostas indicam que você levou tempo considerável para estar onde está hoje, certo?
Então por que o processo de mudança de comportamento alimentar, de perda de peso, de adoção de um estilo de vida mais saudável precisa acontecer do dia para a noite? Assim como você passou anos tendo o mesmo tipo de comportamento/hábito, modificar isso leva tempo. O seu corpo precisa de um período para transformar um novo comportamento em um hábito.
O imediatismo pode se tornar vilão no seu processo de emagrecimento, uma vez que te leva a frustração e desistência quando você não alcança o resultado que esperava naquele curto espaço de tempo. Por isso, saiba que as mudanças gradativas são mais fáceis de serem introduzidas e trazem melhores resultados. A receita é mais simples do que você imagina: paciência, consistência e persistência!
LEITURAS RECOMENDADAS
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
- Quais alimentos devo consumir para aumentar minha imunidade?
- Café da manhã: 6 alimentos ricos em proteína para turbinar o seu dia
- Sou um “falso magro”, o que fazer? 4 dicas práticas
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.