Nunca deixaremos de falar de carros voadores – até que eles estejam voando por aí. Esse é o sonho da humanidade. Ou, pelo menos, um dos grandes sonhos.
Em 2013 a empresa americana Terrafugia, que é especializada em combinar a direção terrestre com a aérea, divulgou o TF-X, um conceito de carro voador que prometia revolucionar o futuro.
E hoje, dois anos depois, eles renovam essa promessa com um novo vídeo que revela o design atual do projeto.
O carro tem um visual futurista (como não poderia ser diferente) e invocado. Em seu funcionamento terrestre, ele esconde a parte das hélices (são duas elétricas) em um espaço na área lateral-inferior do veículo. Quando acionado o modo voador, as hélices se deslocam para cima para fazê-lo levantar voo.
O automóvel poderá chegar a 322 km/h com uma autonomia de 805 km. Ele terá uma condução semi automática, necessitando do motorista que apenas aponte qual a sua destinação para que o carro-avião tome partida.
O TF-X decolará e aterrissará na vertical, o que com certeza vai tornar tudo mais prático.
Mas ainda teremos que espera um bom tempo para ter um desse. A empresa disse que levará de 8 a 12 anos para que o modelo conceitual vire realidade e, segundo o The Mirror, custará cerca de US$ 280 mil.
Antes do TF-X, a empresa ainda pretende lançar o The Transition, um outro veículo com proposta semelhante, mas que acaba sendo mais avião do que carro.