Senhores, nunca se deixem enganar: as animações possuem uma fonte inestimável de ensinamentos poderosos para as crianças, e principalmente para os adultos. Acredite, é possível aprender (e compreender) muito mais sobre a vida assistindo Encanto, nova animação da Disney, do que em uma sessão de terapia, rs.
A convite da Walt Disney Animation Studios, fomos conferir em primeira mão Encanto. Vale lembrar que a pandemia está sendo superada a cada dia, portanto a sessão foi realizada com todos os protocolos de segurança. Tais medidas se estendem para todos os cinemas brasileiros, para que você possa se divertir com segurança. O filme estreou dia 25 de novembro nos cinemas.
Através de canções, a animação usa diálogos fortes para mostrar que nenhuma família é perfeita. Se nem mesmo uma que possuí dons mágicos é, imagina nós, meros mortais. E além disso, Encanto mostra para a nova geração que para ser uma pessoa “especial” basta aceitar quem você é, sem precisar da busca incansável pela perfeição. Ficou com vontade de saber mas detalhes desta encantadora animação? Não precisa de nenhum poder e nem cantar, é só acompanhar nosso review:
SINOPSE DE “ENCANTO”
O filme apresenta a extraordinária família Madrigal, que vive escondida em uma região montanhosa isolada, conhecido como Encanto. Todas as crianças foram abençoadas com um dom mágico, exceto a menina Mirabel. No entanto, quando o lar dos Madrigal é ameaçado, ela pode ser a única esperança.
“ENCANTO” É A ANIMAÇÃO MAIS ORIGINAL DA DISNEY EM ANOS
Sabemos que a Disney não brinca em serviço e é mestre em contar histórias atemporais, como A Bela e a Fera e O Rei Leão. Porém, fazia tempo que o estúdio não apresentava uma animação tão envolvente e marcante como Encanto. Por exemplo, nos últimos anos a trama de “jornada do herói” foi bem explorada pelas animações Disney, como Frozen – Uma Aventura Congelante e Moana – Um Mar de Aventuras, na qual vemos suas protagonistas embarcando em uma jornada, saindo em busca de algo. De certa forma, são filmes ótimos e cumprem o que prometem. Porém, essa formula já está ficando um tanto quanto desgastada e abatida. E em Encanto, existe uma mudança muito bem vinda (e importante) na forma de contar essa belíssima história.
Desta vez, a jornada é mais pessoal, mostrando os medos, angustias e felicidades de Mirabel. A animação foca nos sentimentos de sua protagonista, mesclando com os demais personagens. Com isso, a história se torna algo muito mais próximo do espectador. Assuntos importantes da atualidade, como a bipolaridade, a obsessão pela perfeição, a exploração e a depressão são temas discutidos de forma clara, leve e coesa. Pode-se dizer que Encanto é a obra mais familiar já feita na história do cinema, elevando para outro patamar a importância das relações familiares.
AS BELEZAS (E AS DORES) DA CULTURA COLOMBIANA
Encanto se passa na Colômbia, e a animação deixa muito nítido que por trás do que estamos vendo em tela, existe muito trabalho e respeito. A cultura Latina é a alma do filme, mostrando a felicidade desse povo junto com seus costumes e características únicas. Para retratar isso em tela, a animação usa de muitas cores, além de canções extremamente contagiantes, que certamente farão seus pés se moverem dentro da sala de cinema.
Mas indo além de cores e músicas, Encanto retrata também um tema polêmico, mesmo que de forma simples (afinal de contas, é uma animação). Com alguns momentos discretos, vemos a peregrinação de crianças, adultos e idosos, remetendo ao sofrimento constante de famílias que precisam migrar para outros países. Tais cenas só reforçam o lado forte do povo latino, que mesmo nas piores adversidades, encontram forças para se reerguer. De fato, uma característica que só o povo latino tem!
UMA HISTÓRIA LINDA PARA OS OLHOS, ALMA E CORAÇÃO
Além de assuntos familiares e a cultura Latina, Encanto tem como foco principal a autoaceitação. Após conhecer mais sobre Mirabel, o espectador irá perceber que na verdade a garota só quer agradar todos à sua volta, tentando ser quem ela não é. Porém, tal aceitação vai muito além da personagem, e se expande para toda a família Madrigal. Isso só mostra o poder que a animação tem, tratando dilemas da vida real em uma história fictícia.
Se por um lado as cores de Encanto saltam aos olhos, sua trama salta ao coração e a alma. Pode ter certeza que ao final da animação você estará leve e com um sentimento bom dentro de si, querendo reatar laços familiares perdidos ao decorrer dos anos, pois entenderá que nenhuma família é perfeita, e está tudo bem. Portanto, Encanto vem para mostrar da forma mais crua (e linda) a importância das raízes familiares, mas ressalta que para criar laços fortes é preciso aceitar, e entender, as diferenças de cada um.
LEITURAS RECOMENDADAS
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
- Felipe Araújo interpreta música de “Encanto”, nova animação da Disney
- O que esperar de “Gavião Arqueiro”, nova série da Marvel Studios?
- Disney+ comemora os 93 anos do Mickey Mouse e Minnie Mouse
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.