Mesmo que a rotina esteja voltado aos poucos, uma coisa é fato: a vida normal foi “cancelada”. E sim, é preciso se adaptar ao “novo”. Por isso é importante que você esteja ciente de tudo o que está acontecendo ao seu redor. Por exemplo, por conta da pandemia, os cronogramas de grandes empresas estão sendo alterados, operações e prazos sendo reformulados, além da economia se mostrar instável em todo o planeta. Portanto, se você está pensando em fazer uma mudança em sua vida, seja pessoal ou profissional, esteja ciente de que a sociedade está passando por uma grande reviravolta, na qual se reinventar pode ser uma saída de mestre.
O escritor americano David Evans também concorda que a pandemia pode ser a oportunidade perfeita para se reinventar. Segundo ele, por mais que o momento atual seja assustador, é possível extrair o melhor da situação e começar algo novo. Portanto, confira alguns pensamentos a serem considerados na hora de planejar novos rumos:
1# ESCLAREÇA SUA MOTIVAÇÃO PARA A MUDANÇA
Antes de começar, é importante saber por qual motivo você busca se reinventar. Está correndo em direção a algo, ou para longe de algo? E porque? A direção da sua mudança é extremamente importante.
2# JÁ SE FEZ TODAS AS PERGUNTAS QUE PRECISA?
Talvez você esteja tão motivado para começar a mudança, que pode se esquecer de alguns detalhes. E por mais minúsculos que sejam, eles podem fazer toda a diferença no processo. Portanto, volte na primeira dica e seja verdadeiro com você mesmo, sabendo aceitar suas próprias respostas.
3# ABRACE OS PERÍODOS DE SILÊNCIO PARA UMA MELHOR CLAREZA DO PENSAMENTO
Uma das melhores estratégias para obter clareza antes de tomar qualquer decisão, é estar na presença do silêncio. Estamos com a mente tão cheia de informações, que precisamos periodicamente esvaziar ela. E saiba que o silêncio é o caminho para facilitar esse processo.
Segundo estudos, os períodos de silêncio podem ser um complemento valioso para qualquer processo de tomada de decisão. Tente implementar alguns minutos de paz e tranquilidade na sua rotina. Com o tempo, você verá a enorme diferença positiva no seu modo de pensar.
4# JUNTE INFORMAÇÕES, EVITE DESINFORMAÇÕES
Ao buscar dados importantes para seus próximos passos, sempre se guie pelos três pilares do pensamento crítico:
- Quem disse isso? Eles são verdadeiros e confiáveis?
- Onde eles obtiveram essas informações? E qual processo foi usado para obtê-las?
- Eles possuem algum incentivo pessoal, talvez oculto, para compartilhar esses dados?
É importante que você saiba a procedência destes dados, pois eles podem ter grande influência sobre seus planos.
5# DÊ UM RESET NO SEU CÉREBRO. LEIA O LIVRO “FICÇÕES”
Ficções foi escrito pelo argentino Jorge Luis Borges, um dos maiores escritores do século XX. Seu livro Ficções é incrível, frenético e alucinante. Está cheio de surpresas de todos os ângulos e retrata o território inexplorado do inconsciente. Ao se aventurar nesta leitura, seu cérebro definitivamente dará um reset. Acredite, isso vai te ajudar, e muito!
Ao se redescobrir e criar seu próprio futuro, lembre-se de que você é único. Não há ninguém no universo como você. Portanto, não existe problema em se reinventar. E se orgulhe de seus dons pessoais, eles serão os responsáveis para alcançar o seu sucesso.
LEITURAS RECOMENDADAS
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
- Por que todo homem deveria praticar o autoconhecimento
- 10 coisas que pessoas confiantes não fazem de jeito nenhum
- Os 5 passos para construir uma confiança inabalável
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.